Ar condicionado consome mais combustível

Uma pergunta que muitos motoristas, tendo carro ou não, fazem: Ar condicionado frio e quente gastam consomem combustível do carro? A pergunta é muito interessante, pois antes milhares e milhares de motoristas andavam com o ar condicionado ligado o dia inteiro sem saber se isso elevava ou não o gasto de combustível, até porque parece ser uma peça totalmente a parte do motor, certo?

De certa forma sim, mas a única coisa mesmo totalmente a parte do motor são as saídas de ar para dentro do carro, pois o resto precisa da ajuda do motor para conseguir fazer o ar sair quente ou mesmo frio. Para a pergunta “Ar condicionado consome mais combustível?”, a resposta, definitivamente, é sim. O lado bom é que ele consome menos combustível do que viajar com todas as janelas abertas, onde os gastos de combustível podem subir cerca de 50% em velocidades superiores a 80 quilômetros por hora.

Com o ar condicionado ligado o consumo de combustível do carro aumenta cerca de 10%, porém pode aumentar ainda mais se o motorista elevar a capacidade do ar condicionado ao máximo, colocando em velocidade total. Dessa forma, o consumo pode ser de até 20% a mais. Por isso, a dica é deixar em velocidade intermediária, pois o carro será resfriado da mesma forma.

Observação: É muito importante que você faça a troca do filtro de ar condicionado em períodos de um ano, ou menos (case utilize com muita frequência), pois além de deixar o ar mais puro, não deixa a saída entupida, assim como reduz o consumo de combustível.


Recomendamos: