Você está em » Saúde » Cafeína: Para que serve? É bom para a saúde?

Cafeína: Para que serve? É bom para a saúde?

Descubra o que é a cafeína e como ela pode agir no nosso corpo e quais são suas consequência em nossa vida, seus malefícios e benefícios.

A cafeína é uma das substâncias mais consumidas do mundo, ela pode trazer benefícios e malefícios ao nosso organismo. Se tomadas em grandes quantidades e com frequência, estimulam o sistema nervoso, produzindo estado de alerta de curta duração. Ela é encontrada em grande concentração no café, mas podemos encontrar essa substância no cacau e no chá, além dos produtos industrializados com refrigerantes de cola e alguns tipos de chocolate.Cafeína: Para que serve? É bom para a saúde?

Benefícios

Muitos estudos apontam que a cafeína pode combater algumas doenças, podemos destacar uma pesquisa americana feita no estado de Minnesota, pelos pesquisadores da Mayo Clinic sobre o controle do Mal de Parkinson. A pesquisa aponta  que o uso de café foi significativamente mais comum em indivíduos com controle da movimentação do que nos casos que os pacientes desenvolveram a doença. Os pacientes que tomavam café apresentaram um início mais tardio da doença, quando comparado aos que não tomavam.

O Mal de Alzheimer também pode ser combatido com ajuda da cafeína. De acordo com uma pesquisa norte americana a cafeína pode retardar a produção de uma proteína chamada beta-amiloide, causadora de doença. Ainda de acordo com a pesquisa beber cinco xicaras de café por dia pode reverter os sintomas dessa doença. O estudo foi liderado por Gary W. Arendash.

A cafeína pode ajudar a trará a cefaléia comum ( tradicional dor de cabeça), de acordo com uma pesquisa chefiada por Seymour Diamond, da Diamond Headache Clinic (Clínica para Dor de Cabeça Diamond), em Chicago, e publicado na revista Clinical Pharmacology and Therapeutics (Farmacologia Clínica e Terapêutica).  O efeito da cafeína pode ser poecializado se ministrado com uma droga chamada ibuprofeno. O estudo envolveu 301 pessoas que sofrem com esse mal, 80% dos que tomaram a combinação da droga e da cafeína perceberam que a dor melhorou significativamente em seis horas, comparados a 67% que tomaram somente a droga e 61% que tomaram somente cafeína.

Malefícios

A cafeína pode ter seus benefícios, mas tem seus efeitos colaterais. Consumir três xícaras de café pode elevar a pressão e a produção do cortisol, hormônio do estresse. Estudos indicam que a cafeína pode ser responsável por potencializar o poder de hipertensão de alguns medicamentos. Pessoas com problemas de hipertensão devem evitar ao máximo a cafeína.

O risco de aumentar um aborto é outro maleficio atribuído à cafeína, de acordo com pesquisadores liderados pelo doutor Mark A . Klebanoff, vinculado ao National Institute of Health. Os pesquisadores analisaram medições seriais de paraxantina( um dos principais agente da cafeína) em 487 mulheres com aborto espontâneo ocorrido antes da 20ª semana de gestação, participantes do estudo Collaborative Perinatal Project, entre 1959 e 1966. A pesquisa percebeu que a concentração de paraxantina era bem maior nas mulheres que sofreram o aborto.

Veja mais dessas dicas em » Saúde