Câncer de Pele - O que é e como prevenir

Minguem esta completamente livre de desenvolver câncer de pele, mas com alguns simples cuidados podemos evitá-lo com certa facilidade.

O câncer de pele é provavelmente a manifestação mais branda dessa doença, mas isso não significa que seja menos letal. O câncer de pele é o crescimento anormal das células da pele de nosso organismo. Podemos dividir essa doença em dois tipos: a não melanoma e a melanoma. A primeira é a manifestação mais comum de câncer que existe, dificilmente causa morte. A outra manifestação citada é rara, porém mortal, a melanoma é responsável por 3 em cada 4 mortes por câncer de pele. Ninguém está completamente livre de desenvolver esse tipo de doença, mas tomando os cuidados necessários podemos preveni-la facilmente.

Prevenção

Pessoas com pele clara e sensível correm mais risco de desenvolver esse tipo de câncer, por isso devem tomar cuidado dobrado. As queimaduras de sol na infância e na adolescência são as maiores  causas desse problema.

Evite as queimaduras de sol, não se exponha ao sol entre as 10h e as 16h, o raios ultravioletas são nocivos a nossa pele podendo causar lesões solares que mais trade se transformaram em câncer.

A proteção solar é principal prevenção a esse mal. Utilize cremes hidrantes com fator de proteção solar, bonés ou chapeis. Muito cuidado também com o bronzeamento artificial, em excesso pode causar câncer.

Procure sempre um dermatologista em caso de queimadura solares, ele pode tratar esse problema antes que se tornem mais perigosos.


Recomendamos: