Como aliviar dores nas pernas durante a gravidez

Saiba quais problemas causam o inchaço na perna.

O inchaço nas pernas é um problema que atinge muitas pessoas, a maioria mulheres, que pode ser causado por diversos fatores. Excesso de peso na gravidez pode ser considerado um dos agravantes desse mal estar. Vamos explicar quais são os outros  motivos mais comuns associados a esse incomodo problema, além de indicar métodos que aliviam a dor e o inchaço. Lembre-se sempre de procurar um médico se suas dores continuarem.

eixe a perna em cima de uma cadeira para melhorar a circulação do sangue

Problemas mais comum

  • Retenção de líquidos - O sal é um dos fatores de retenção de líquido que leva a um maior inchaço. Esse fator é muito comum na gravidez, mas que pode ser agravado com o consumo de muitos alimentos ricos em sal.
  • Doenças crônicas - Males cardíacos e renais, entre outras doenças crônicas, podem causar inchaço em várias partes do corpo, em especial nas pernas. Os inchaços geralmente são simétricos e outros sinais de doenças sistêmicas são mal-estares e indisposições.
  • Sedentarismo - Muitas pessoas podem sofrem com esse problema graças a rotina sedentária. Quem trabalha o dia todo sentado, sem quase nenhum movimento, tem certa tendência desenvolver esse tipo de problema.
  • Problemas nos músculos, ossos e juntas - Problemas podem causar inchaço nas pernas. Inflamações levam ao edema e a dor pode alterar a marcha, levando a pessoa a mancar. A perna poupada incha porque o bombeamento do sangue fica comprometido.
  • Varizes - A causa mais comum de inchaço nas pernas. Como as válvulas das veias doentes (varicosas) não funcionam bem, o aumento da pressão do sangue nas veias acaba causando inchaço. Na gravidez muitas mulheres adquirem varizes.

Alívio da dor

Procure sempre consultar um médico para saber qual problema causa o inchaço na sua perna, somente ele poderá indicar o melhor tratmento para seu problema. Para o alivio da dor existem soluções caseiras e gels e cremes especiais que podem ser obtidos em uma farmácia.

Fazer compressas com água quente pode aliviar a dor causada pelo inchaço. Outro método indicado, esquente um pouco de água, o suficiente para encher um balde. Coloque uma colher de sal e uma xícara de vinagre na água quente. Coloque seus pés na água quente (não muito) até ela esfriar. O ideal é fazê-lo antes de dormir.

No final do dia sente e deixe as pernas em cima de uma cadeira, para melhorar a circulação do sangue. Você pode usar também um gel de arnica para massagear suas pernas.


Recomendamos: