Como conseguir bolsa de estudos ProUni

O primeiro passo para garantir um futuro financeiramente bom, é garantir, antes de tudo, os estudos. Eles serão a base para que você esteja nos melhores cargos do mercado, assim como também entre os cargos mais simples. Ou seja, seu cargo e seu salário podem os melhores, mas para isso é necessário ter uma formação escolar de qualidade. Neste caso, o ProUni pode ser uma boa escolhe para você completar seu ensino superior.

Muitos se perguntam constantemnete como obter uma bolsa de estudos através do ProUni, entretanto nem todos dão a resposta correta, mas vou explicar, resumidamente, um pouco sobre isso. Para obter a bolsa de estudos, seja ela parcial ou ou total, é necessário que o estudante tenha obtido uma nota igual ou superior a 45 no exame do ENEM. É necessário, ainda, que a renda familiar não ultrapasse a casa dos três salários mínimos, neste caso, R$ 1635.

Além dos dois requesitos mostrados acima, é de extrema importância que o candidato a bolsa de estudos tenha cursado o ensino médio. Neste caso, não importa se foi em uma rede de escola pública, ou escola particular. No caso da escola particular, se você foi um bolsista, o ProUni exige que ela tenha sido integral.

Caso você consiga obter uma bolsa de estudos parcial através do ProUni, mas não tem totais condições de pagá-la, existe um recurso ao qual você pode fazer o financiamento de suas mensalidades nas instituições de ensino superior. Como funciona? Simples, através do programa FIES (Programa de financiamento estudantil), você (candidato) terá a possibilidade de pagar suas mensalidades após a conclusão do curso, quando já estiver atuando na área em que se formou.

Para se informar em relação ao processo seletivo de candidatos, acesse http://prouniportal.mec.gov.br. Através das informações contidas no site você poderá, muito em breve, tornar-se um bolsista, se tiver, porém, todos os requisitos citados ao longo desse artigo.


Recomendamos: