Você está em » Casa e Decoração » Como construir uma churrasqueira de tijolinhos

Como construir uma churrasqueira de tijolinhos

Confira, passo a passo, quais procedimentos tomar para construir sua própria churrasqueira de tijolinhos!

Como construir uma churrasqueira de tijolinhos

Planta da churrasqueira

Oque faz de qualquer pessoa um bom churrasqueiro? Técnica, conhecimento de corte ou higiene? Tudo isso na verdade, mas é sempre imprescindível a utilização de um bom equipamento para fazer um ótimo churrasco. Pensando nisso colocamos pequenas instruções para ajudar na construção da tradicional churrasqueira de tijolo, mas lembre-se peça sempre o auxilio de um profissional. Baseado em informações do site Scribd.

O materiais usados são 650 tijolos, massa refratária, uma placa de granito de 80 x 10 cm.  Esta placa também pode ser de concreto armado,  uma viga de granito ou de concreto de 23 x 5,5 cm. Uma placa quadrada de granito ou de concreto. A medida varia de acordo com a largura da chaminé. Usaremos também placas refratárias de 20 x 20 cm, além de areia grossa,  cimento,  impermeabilizante.

A churrasqueira deve ser montada sobre uma base retangular de tijolos, com 93 centímetros de comprimento e 70 centímetros de largura. Entijole até a altura de 73 centímetros. Preencha o interior com areia grossa e cimento.

Vá entijolando até a altura de 90 centímetros. Faça uma carreirainterna no fundo e à direita, e uma carreira dupla interna no lado esquerdo, deixando uma saliência necessária para abrigar o motor de um kit de espetos giratórios. Coloque na parte frontal a placa de granito.

Entijole o fundo e os lados da churrasqueira até 60 centímetros de altura. Coloque em cima da parte frontal a viga de granito, deixando cinco centímetros para fora da base. Coloque uma carreira de tijolos por cima da viga e no resto do perímetro superior da churrasqueira. Assente as placas refratárias no buraco formado no centro. Não se esqueça de deixar os apoios laterais para apoiar os espetos ou os quadros de um kit giratório.

Faça na parede dois riscos verticais de 70 a 75 centímetros de altura nos dois lados da churrasqueira. Faça um risco na horizontal, na mesma altura. 1 2 3 4 5 6 Procure o centro da base de alvenaria e faça um outro risco na vertical. Observe se a medida é de 30 ou 35 centímetros. Coloque mais 10 centímetros para cada lado e faça um pequeno risco. Desenhe uma linha até a base para descobrir o ângulo da coifa e comece a entijolar seguindo a fôrma deixada na parede, como se fosse uma pirâmide.

Terminada a coifa, continue subindo a chaminé até a altura desejada.Em cada canto dela, faça uma pequena pilha de tijolos, que servirão desuporte para a placa quadrada de granito. Verifique o tamanho do espaçoaberto da chaminé antes de adquirir a placa de granito. Faça uma limpeza geral na churrasqueira e aplique o impermeabilizante.

Veja mais dessas dicas em » Casa e Decoração