Como fazer uma resenha

Resenhas são textos diretos em que o autor mescla os fatos de que ele está falando (digamos, economia, cultura, etc…) com o que ele próprio pensa sobre o assunto, com sua própria opinião. No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais, coisa que não é apropriada para esse tipo de texto, uma vez que o texto tem que falar as coisas direto no ponto.

Existe vários tipos de resenha, sendo os mais usados a crítica (onde você analisa uma obra ou livro, por exemplo), e a resenha temática (onde é analisado um tema qual quer). Elas são bem similares, tendo várias das dicas algo bem forte em comum.

Para se fazer uma resenha universitária crítica ideal, você pode seguir alguns passos básicos:

  1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo do qual você vai falar;
  2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
  3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
  4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
  5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
  6. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
  7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
  8. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo sobre para o que ou quem você está escrevendo, como o nome de sua faculdade ou escola.

Já para se fazer uma resenha temática:

  1. Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;
  2. Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
  3. Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;
  4. Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;
  5. Assine e identifique-se: Coloque seu nome e fala algo sobre para o que ou quem você está escrevendo, como o nome de sua faculdade ou escola.

Lembre-se: resenhas sempre falam de algum artigo, tema ou livro já antes públicado, sendo assim, você faz uma analise do texto de outra pessoa, isso é a resenha.


Recomendamos: