Como impermeabilizar paredes e pintura

Saiba como ocorre a infiltração e como fazer a impermeabilização para você não sofre com esse problema. Veja também os cuidados que você tem que tomar em casa e no apartamento.

A impermeabilização evita que aquelas incômodas manchas pretas e tinta estufada apareçam nas paredes. Isso é um sinal de existe excesso de água na composição da parede. Isso acontece na maioria dos casos quando durante a construção é utilizado m tipo de areia argilosa chamada saibro para dar liga ao cimento. O saibro possui componentes orgânicos que com o tempo vão apodrecer e mofar. O mesmo acontecerá com sua parede se você usar esse material. Veja como fazer uma impermeabilização corretamente.

Parede com mofo

Processo de Impermeabilização

  •  Comece descascando  o reboco até chegar ao tijolo
  • Chapisque com a massa preparada na seguinte proporção (1 parte de cimento para 3 partes de areia lavada bem peneirada mais a água adicionada com aditivos com impermeabilizantes na quantidade especificada pelo fabricante. a)
  • Ao invés de usar a dica anterior você pode comprar  uma massa pronta com impermeabilizante disponível no mercado.  A espessura da massa é de 1 a 2 cm.
  • Aguardar a cura por 30 dias, nem um dia a menos.

Cuidados especiais para casa e apartamento

Na impermeabilização de uma casa devemos ter atenção com a infraestrutura - sapatas e baldrames. A área deve ser impermeabilizada com aditivos próprios. Devemos colocar dreno ao longo das paredes para ajudar na captação de água.

Nos apartamentos o cômodo que mais sofre com isso é o banheiro, pois se encontro do ralo com a laje não for vedada de maneira correta, a água penetrará no piso pelos vãos. Você deve lixar as tubulações de PVC antes da aplicação dos produtos para impermeabilização para a perfeita aderência entre eles. Por fim, a vedação com manta asfáltica deve alcançar no mínimo 30 centímetros de altura nas paredes para protegê-las. Agora é só pintar.

A pintura deve ser feita nesse processo

  • Aplique a 1ª mão com um Fundo Preparador de Paredes - uma base solvente - diluído a 200% (1 parte de fundo para 2 de aguarrás).  Deixe secar.
  • Logo em seguida aplique a 2ª mão com o Fundo, diluído a 100% (1 parte de fundo para 1 parte de aguarrás). Novamente  deixe secar
  • Corrija em alguns casos as imperfeições na massa acrilica
  • Aplique novamente o Fundo Preparador diluído a 100% onde foi executada a correção com a massa acrílica.
  • Por fim aplique a tinta no acabamento com a cor escolhida.

Recomendamos: