Como organizar um Amigo Secreto

Veja, passo a passo, como organizar o seu melhor amigo secreto de todos!

Amigo Secreto - Organizando Chegando próximo do fim de ano as pessoas começam organizar suas festinhas e, principalmente, seus amigos secretos. São datas que realmente valem apena serem vividas intensamente a cada instante e curtidas ao máximo e no melhor estilo. E como o amigo secreto é uma forma divertida de fazer isso, vamos dar algumas instruções de como organizar um.

Antes de qualquer outra informação, é importante saber que o amigo secreto já era comemorado em outros países, e ainda é, no entanto, foi no Brasil que essa brincadeira generalizou e hoje é, felizmente, uma tradição de festas de fim de ano, celebrada em ceias de natal, festas na empresa e na escola.

O amigo secreto

Colocados os nomes de cada um dos membros do grupo em uma caixa e balançados aleatoriamente, é hora de cada um pegar o nome do seu amigo secreto.

E é a partir daí que surge uma das partes mais divertidas desse jogo: dar pistas para a descoberta, mas jamais dar certezas e convicções sobre quem foi o seu sorteado. Isso acontece através da troca de bilhetes anônimos, geralmente, deixados dentro de uma caixa que todos do grupo podem ter acesso, mas só podem ler os bilhetes que estiverem com seus nomes.

Conheça o seu amigo secreto

Você já tem o nome do seu amigo secreto em mãos, mas agora só precisa conhece-lo um pouco mais, afim de dar a ele um presente que respeite critérios como o bom senso, o bom gosto e, não menos importante, o perfil financeiro dele. Isto é, se o seu amigo for “chatinho”, o presente deverá ser escolhido com mais cautela, e se não for, fique feliz e dê algo que não lhe acabe as economias.

Regras básicas

Nem tudo está resolvido ainda, afinal, é importante lembrar que o amigo secreto exige de seus participantes regras e condutas básicas de ética e postura, tais como:

  • Não participar do jogo se estiver com relações mal acertadas com outros participantes;
  • Caso não goste de um presente, evitar opiniões francas a respeito;
  • Não dar presentes abaixo do valor estipulado por todos.

Por fim, os participantes darão início ao ponto mais interessante do jogo, talvez a ápice da diversão: a entrega dos presentes. É sempre bom falar das qualidades e hábitos que cheguem o mais próximo possível do seu amigo secreto, afim de não deixá-lo sem graça e nem expor ideias contrarias a sua pessoa, mantendo, ao mesmo tempo, o bom senso e diversão da brincadeira.


Recomendamos: