Em qual posição dormir durante a gravidez

Saiba qual a melhor posição para dormir na gravidez e quais cuidados você deve tomar antes de dormir.

Uma duvida recorrente das mulheres grávida de primeira viagem é em relação à posição mais indicada na hora de dormir, qual é a maneira correta? A resposta é simples, deite de lado com os joelhos dobrados, essa é melhor posição pra dormir na gravidez. Por quê? Nessa posição você impede que o peso do bebê aplique pressão sobre a veia que transporta o sangue de volta para o coração de seus pés e pernas.

Além de dormir nessa posição também se recomenda que as mulheres deitem sobre o lado esquerdo. De acordo com alguns médicos, essa é a melhor posição para dormir na gravidez já que como o fígado está no lado direito do abdômen, deitar sobre seu lado esquerdo evita que o útero pressione esse órgão.

Ainda de acordo com especialistas dormir nessa favorece a circulação, permitindo um melhor fluxo de sangue para o feto, útero e rins.

Você não deve dormir (e provavelmente não conseguirá) de bruços, principalmente durante o terceiro trimestre, o desconforto do peso do bebê pressionando a veia cava inferior será muito grande e fará você acordar.

Dicas

Para manter uma boa noite de sono fique atenta nessas dicas:

  • Durma sempre nos mesmo horários (21h30 ou 22h por exemplo) assim você também deverá acordar cedo, mantenha essa rotina até o final da gravidez.
  • Exclua bebidas com cafeína de sua dieta, chá, refrigerantes de cola e principalmente o café.
  • Faça yoga, mas com autorização de seu médico.
  • Não coma muito antes de dormir, isso pode causar náuseas. Algumas mulheres acham útil comer mais no café da manhã e almoço e menos no jantar.
  • Não faça atividades que exijam grande esforço físico.

Caso você tenha alguma dúvida procure seu obstetra.


Recomendamos: