Você está em » Saúde » Fertilização in Vitro – Como funciona e quanto custa

Fertilização in Vitro – Como funciona e quanto custa

Muitos casais com problemas pra engravidar acabam encontrando na fertilização in vitro a solução para seus problemas e o ínicio do sonho de se tornarem pais.

Pode parecer complexo, mas o procedimento é simples. Na fertilização in vitro o óvulo é fecundado fora do corpo da mulher e após o procedimento de fertilização os médicos recolocam o óvulo no útero . A primeira intervenção desse tipo ocorreu na Inglaterra no ano de 1978.

Fertilização in Vitro   Como funciona e quanto custa

óvulo sendo fecundado

O procedimento não é barato e leva de quatro a seis semanas para ser finalizado. O preço sai em média US$ 12 mil dólares nas clínicas especializadas nos Estados Unidos. No Brasil o preço não é tão caro, mas está longe de ser considerado barato o valor é cobrado independente do tratamento ser um sucesso ou não, cada clínica estabelece seus preços e planos de pagamento, por isso vale a pena pesquisar. Nesse link aqui podemos ver o plano de pagamento de uma clínica de fertilidade em Curitiba, mas o valor não vale para todas as clínicas.

O procedimento não tem um percentual de chances muito elevado, mulheres com idade abaixo de 35 anos têm somente de 30 a 35% de chance de terem um bebê após um ciclo de FIV e as chances caem para 20 a 25% nas mulheres entre 35 e 40 anos. Mulheres acima dos 40 anos têm de 6 a 10% de chance de terem um bebê, é oque informa o Centro  de Controle de Doenças norte americano.

Etapas da cirurgia

A intervenção cirúrgica é dividida em cinco etapas:

A estimulação do ovário através de medicamentos para fertilidade e ovulação. Eles são tomados de 8 a 14 dias do procedimento cirúrgico.

Retirada do óvulo deve ser feita pelo médico através de uma aspiração transvaginal por ultrassonografia. Nesse processo ultrassonografia localiza os folículos maduros no ovário, o médico insere uma agulha dentro deles e remove os óvulos por sucção. Se ele não conseguir efetuar esse procedimento ele pode fazer uma cirurgia por laparoscopia, que consiste em uma pequena incisão no abdômen da paciente.

Feito a retirada os médicos analisam as amostras coletadas e selecionam a mais propensa a ser fecundada. Eles colocam esses óvulos em uma mídia de cultivo de fertilização in vitro e armazenam até o momento  da inseminação.

Chegou o momento da fertilização dentro de algumas horas, após o recolhimento do material genético, eles iram fecundar óvulo com um espermatozoide. Eles podem ser recolocados no útero dentro de um prazo de até seis dias após a fertilização.

Por fim o embrião é transferido para o útero.

Veja mais dessas dicas em » Saúde