Você está em » Saúde » Gases no Estômago – Causas e como eliminar

Gases no Estômago – Causas e como eliminar

Saiba quais sãoa as causas e como reduzir da emissão de gás. Veja ainda o que a retenção de gás pode causar no seu organismo.

Os gases em nosso estômago podem ocorrer de duas maneiras, quando engolimos uma grande parte de ar, isso pode pela de deglutição da saliva como pelos hábitos alimentares de cada pessoa. E a outra forma de origem é pela fermentação natural dos restos alimentares no interior dos nossos intestinos. Esse gás é eliminado pelo ânus ou pela boca, são os famosos “peidos” e “arrotos”.

Gases no Estômago   Causas e como eliminar

O arroto é uma maneira que seu organismo encontra para se livrar dos gases

Em média um ser humano comum elimina 3 litros de gases por dia, algo próximo a 17 flatos por dia, muitos deles ocorrem no momento da evacuação. Esse número pode ser aumentado dependendo do consumo de certos alimentos. Um outro fator que nos faz liberar gases é a ingestão de bebidas gasosas como cerveja, chopp, refrigerantes, águas minerais com gás.

Como diminuir o número de gases

Os gases fazem parte de nosso organismo, não podemos extingui-los, mas podemos reduzir sua emissão. Comece mudando sua dieta, deixe de consumir (ou reduza a quantidade) alimentos que aumente a produção de gases. Algumas pessoas possuem alergia a algum tipo de alimento como leite, um dos sintomas é flatulência ou emissão de gases em excesso.

Existem também medicamentos que reduzem esse problema eles são conhecidos como antifiséticos. Eles funcionam como detergentes tornam os líquidos digestivos menos viscosos, fazendo que produzam menos bolhas. Estes medicamentos não reduzem a quantidade de gases, só reduzem o volume enquanto o gás estiver contido em bolhas pequenas. Os gases malcheirosos são resultado do consumo de alguns alimentos que contem enxofre em sua composição. Podemos citar ovos, rabanetes e certas conservas.

Consequência da retenção de gases

A retenção de gases pode causar problemas de saúde, principalmente para pessoas que tenham divertículos de intestino grosso. Quanto mais velho ficamos, mais os divertículos vão aumentando em tamanho e número e, praticamente, todas as pessoas acima de cinqüenta anos os têm. Os divertículos intestinais, pelo aumento da pressão no interior dos intestinos, decorrente da não eliminação de gases, podem se romper, causando peritonites, e até em alguns casos morte, quando não for tratada a tempo.

Uma maneira muito eficaz de eliminar os gases intestinais é a de se colocar em posição genupeitoral (posição de joelhos, com o corpo dobrado para a frente sobre as coxas e o peito aproximado dos joelhos). Ajoelhe e mantenha o ânus numa posição acima da cabeça, isso facilita a eliminação de gases. Faça isso sozinho.

Veja mais dessas dicas em » Saúde