Herpes na pele é contagioso? Saiba quais são os principais sintomas

Se você já teve catapora fique atento.

A catapora é uma doença comum durante a infância, depois de contraída o organismo humano desenvolve anticorpos que combatem os vírus. Nosso corpo reprime esse vírus e aos poucos voltamos ao normal. É o que acontece com a maioria das pessoas. Entretanto alguns organismos não reprimem completamente o vírus  Varicella-zoster, que posteriormente pode voltar causando a herpes zoster, conhecida também como cobreiro. Esse tipo de herpes causa lesões na pele e nos nervos causando dor intensa. Esse tipo de doença geralmente acomete pessoas com mais de 50 anos.

Lesões são comuns no tronco

Qualquer pessoa que tenha tido varicela (catapora) é suscetível a ter essa doença. Pessoas que nunca tiveram catapora não contraem essa doença, mas se tiveram contato com as lesões de pele do doente podem contrair o vírus e desenvolver uma varicela comum. A imunidade baixa é outro fator que pode favorecer a aparição da herpes zoster. Portadores do vírus HIV que já contraíram  catapora tem grandes chances de contrair esse tipo de herpes.

Sintomas

No começo o paciente sente mal-estar, dor de cabeça, febre, dores nevrálgicas (nervos), perda de sensibilidade, ardência e coceira locais. Logo depois surgem as primeiras lesões, uma bolha pequena sobre uma base avermelhada na pele.

Aos poucos mais lesões aparecem, se não houver nenhuma infecção bacteriana as lesões logo secam e desaparecem do corpo, em cerca de duas a quatro semanas. O pescoço, a face, o tórax (principalmente perto das costelas) são as áreas mais afetadas. A herpes pode se manifestar em outras partes do corpo em pessoas com imunidade baixa .

Em pacientes idosos a dor nevrálgica pode persistir mesmo depois que as lesões forem curadas, podendo persistir por anos, causando dor e debilitação motora por conta dos nervos afetados.

Tratamento

O tratamento ajuda somente no alívio da dor. A terapia antiviral acelera a cicatrização reduzindo o numero de lesões na sua pele e aliviando a dor. É indicado você procurar um médico quando perceber os primeiros sintomas. O tratamento antiviral é mais eficiente se utilizado até 72 horas depois do aparecimento das primeiras lesões.

Não há muito que fazer para prevenir essa doença, no entanto estudo s indicam que vacina contra catapora é recomendada para adultos que nunca tenha contraído o vírus.


Recomendamos: