O que é a compulsão alimentar

A compulsão alimentar é um problema grave! Está presente em milhares de pessoas no mundo. Você já sabe o que é e quais são os sintomas? Aprenda aqui!

Os sinais da compulsão alimentar se manisfestam através de vários comportamentos e sintomas, onde um dos mais conhecidos é, entre todos, comer em excesso mesmo quando não sente fome. Este sinal é um dos métodos mais utilizados para idenfiticar a compulsão, embora exista centenas de outros fatores.

Entre os termos utilizados para descrever o que é a compulsão alimentar, centenas de internautas e estudos insistiram em dizer que é, nada mais nada menos: “A ingestão de enormes quantidades de comida em um curto espaço de tempo, seguida por sentimentos de desconforto físico e de auto condenação”.

Pessoas deprimidas, endividadas, pressionadas e que se sentem culpadas, tendem a sofrer da compulsão alimentar, e são esses mesmos sentimentos que também ocorrem após a ingestão de uma grande quantidade de alimentos.
Elas consomem bastantes alimentos hoje, mas amanhã comem normalmente. No dia seguinte, repetem o hábito!
Sim! Todas as pessoas com os distúrbios da compulsão alimentar geralmente tem o mesmo hábito: Comer alimentos em grandes quantidades em um dia e no outro comer normalmente. Mas ao terceiro dia, repetem o hábito: Comem bastante e só no outro dia se alimentam normalmente.

Repulso, depressão e culpa de si mesmo são, infelizmente, sentimentos que ocorrem na maior parte do tempo sobre pessoas com essa compulsão.

Quem sofre de compulsão alimentar deve procurar uma equipe multidisciplinar  para iniciar o tratamento. Neste caso, com a presença de médicos, psicólogos e nutriocionistas.

Outros sintomas da Compulsão Alimentar:

  • Apetite bastante exagerado;
  • Vontade incontrolável de comer quando fica triste;
  • Comer muito rápido e exageradamente, com pouca mastigação;
  • Tristeza e arrependimento após os rompantes;
  • Falta de preocupação com o aumento de peso.

Estes mesmos sintomas, e muitos outros, também caracterizam a bulemia, que fica em um nível ainda mais avançado.


Recomendamos: