Você está em » Saúde » O que é caxumba e o que ela provoca? Quais são os tratamentos?

O que é caxumba e o que ela provoca? Quais são os tratamentos?

Saiba como evitar essa inflamação viral.

Você já teve caxumba? É uma doença muito normal de nossa infância, mas se não tratada corretamente pode causar graves consequências. A caxumba é causada pelo vírus aramyxovirus, essa doença causa inflamação nas parótidas, nas glândulas submaxilares e sublinguais. Essa inflamação causa o inchaço na região do pescoço.O que é caxumba e o que ela provoca? Quais são os tratamentos?

É uma doença transmitida pelo contato com secreções das vias aéreas ( espirro), demora cerca de 2 a 9 dias para o vírus se manifestar depois do contágio. A doença fica incubada no seu organismo por 14 a 25 dias. Em alguns casos ela só atinge um lado das glândulas, deixando somente um lado do pescoço inchado. Inchaço e dor na parótida e nas outras glândulas infectadas são sintomas dessa doença. Assim como febre e mal-estar.

Se você não se cuidar sua caxumba pode evoluir causando dor e inchaço nos testículos (orquite), na região dos ovários (ooforite),além de náuseas, vômitos, dor no abdômen superior (pancreatite), 4) rigidez na nuca, dor de cabeça e prostração (meningite).

Depois que a caxumba sarar seu organismo ficará imune a esse vírus, no entanto um fato curioso ocorre, se você tiver caxumba nas glândulas do lado direita, por exemplo, existe a chance de adquirir caxumba do outro lado do pescoço posteriormente, mesmo com seu corpo já imune.

Tratamento

A vacina da caxumba deve ser aplicada pela primeira vez aos doze meses e a segunda entre 4 a 6 anos. Se você não for vacinado procure um médico.  Caso você contrair a doença tome as devidas precauções: evite alimentos sólidos, fique de repouso. Mulheres devem tomar vacinas o quanto antes melhor, na gestação a caxumba pode causar aborto.

Veja mais dessas dicas em » Saúde