O que é doença de Crohn - Quais são os sintomas?

Essa doença pode afetar qualquer parte do nosso sistema digestivo da boca até o ânus, mas ataca principalmente o intestino. Em casos graves pode levar a remoção do intestino grosso.

Você já ouviu falar da doença de Crohn? Essa doença pode afetar qualquer parte do nosso sistema digestivo da boca até o ânus, mas ataca principalmente o intestino.

Em alguns casos o intestino grosso pode ser removido

A doença é relacionada com o sistema imunológico do nosso organismo, mas a causa exata ainda não é conhecida. Um sistema imunológico normal defende nosso corpo de micro-organismos nocivos, enquanto o sistema imunológico afetado pela doença de Crohn não diferencia células do nosso organismo vírus, bactérias e outros micro seres. A reposta desse sistema é uma inflamação constante no trato intestinal. Essa é uma doença autoimune.

Tipos

Essa doença pode ser classificada de 5 maneiras distintas:

Leocolitis - atinge a parte inferior do delgado (íleo) e intestino grosso (cólon). É a forma mais no normal dessa doença.

 Ileíte - afeta somente o íleo.

Doença de Crohn gastroduodenal -  deixa o estômago inchado e primeira parte do duodeno, intestino delgado inflamado.

 Jejunoileitis - causa manchas irregulares na metade superior ido intestino delgado (jejuno).

A colite de Crohn (granulomatosa) -  atinge apenas o intestino grosso.

Sintomas

Não são poucos os sintomas dessa doença, você deve procurar um médico quando perceber mais de um sintoma juntos; cólicas abdominais (dor na área do estômago), febre, fadiga, perda de apetite, diarréia prolongada e perda de peso involuntária. Além desses citados podemos incluir, constipação, inflamação nos olhos, inflamação no fígado, gengivas inchadas, sangramento retal e sangue nas fezes.

Tratamento

Não existe cura para essa doença, mas podemos combater alguns sintomas e tomar precauções para evitar agravar o problema. Coma pequenas quantidades de comida durante o dia, beba bastante água, mas em pequenas quantidades ao longo do dia. Evite álcool, cafeína, alimentos com fibra e alimentos gordurosos.

Os médicos podem receitar esses medicamentos:

Aminosalicylates (5 - ASA) - controla inflamação leve e moderada

Corticosteróides (prednisona e metilprednisolona) - Remédio específico para essa doença. Pode ser tomado via oral e anal.

Nfliximab (Remicade) e adalimumabe (Humira), pegol (Cimzia) e natalizumab (Tysabri) - Medicamentos mais fortes para tyratar pacientes que não tiveram seus sintomas reduzidos por outros remédios. Esses remédios são de uma classe de medicamentos chamados anticorpos monoclonais, que ajudam a bloquear um produto químico do sistema imune que provoca a inflamação.

Se nenhum dos remédios citados surtirem efeito, o médico responsável pode fazer uma intervenção cirúrgica para remover todo o intestino grosso.


Recomendamos: