O que é Leishmaniose? Causas e Tratamento

Saiba um pouco mais sobre a leishmaniose, tal como suas causas, sintomas e principais tratamentos.

Leishmaniose - Mosquito Causada por protozoários flagelados do gênero da Leishmania, a leishmaniose tem crescido sutilmente nos últimos anos, e está cada vez mais comum, principalmente em regiões mais afastadas da cidade, ou onde haja sombra, umidade, plantas e tudo que remeta ao habitat natural dos mosquitos flebotomíneos, os causadores da leishmaniose.

Atualmente, existem duas variações muito comuns da leishmaniose, que são:

Leishmaniose Visceral: Apresenta sintomas como febres irregulares e prolongadas; indisposição (fraqueza), palidez da pele e também das mucosas, perda de peso gradativa, falta de apetite e inchaço na região do abdômen devido ao aumento do fígado de baço, regiões estas onde a doença mais atinge.

Leishmaniose Cutânea: Já a Leishmaniose Cutânea pode ser considerada uma variação mais grave da doença, pois aqui os sintomas podem ser notados nitidamente na pele das pessoas contaminadas, isto é: de duas a três semanas após a picada do mosquito flebotomíneo, aparece uma pequena elevação avermelhada na pele, que cresce com o passar dos dias até formar uma ferida recoberta por crosta ou secreção purulenta. Mais tarde, a doença também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca.

Em casos mais graves, as feriadas atingem circunferências de 5 a 15cm abertas e apodrecidas.

Como evitar a Leishmaniose

  • Evite construir sua casa em um local muito afastado da cidade ou em áreas muito próximas de matas e ambientes desse tipo, perfeitos para a proliferação do mosquito transmissor;
  • Sempre que for indicado por autoridades locais, faça ou permita que dedetizem sua casa;
  • Use mosquiteiros para dormir;
  • Use telas protetoras em portas, janelas e todos os lugares que venha ventilação de fora da casa;
  • Por último, elimine cães com diagnóstico positivo para leishmaniose visceral, para evitar o aparecimento de casos humanos.

Recomendamos: