PAL V - o carro voador

O projeto da empresa holandesa combina um carro esporte com um girocóptero. O carro deve ser lançado somente em 2014.

Um carro voador? Sim, um carro voador. É pegadinha de primeiro de abril atrasada? Não. Por mais incrível que possa parecer à empresa PAL-V (Personal Air and Land Vehicle) está em fase final de desenvolvimento de um.

O carro não possui asas acopladas ou turbinas especiais ele funciona como um girocóptero, uma espécie de aeronave experimental ultra leve. Um girocóptero pode se assemelhar na aparência com um helicóptero, mas seus comandos são mais similares com os de um avião. Ele voa pelo principio de autorrotação, por isso não necessita de rotor de cauda, como o helicóptero, pois não possui tração no rotor principal.

O PAL- V levanta vôo através de  um motor acoplado a uma hélice vertical  que fica responsável pelo deslocamento do “carro” enquanto as outras pás horizontais fazem apenas o exercício semelhante ao das asas de um avião, tirando o aparelho do chão. Em poucas palavras, um único motor fica responsável por todo o trabalho. Incrível não?

PAL V pronto para vôo

O PAL V precisa de um espaço de aproximadamente 165 metros para subir aos céus, em 8 segundos o carro teste atingiu a marca de 100km/h no ar. O veículo voa bem abaixo da linhas aéreas comerciais por isso não é preciso se preocupar.  O PAL-V registra uma autonomia de 500 km, voando a uma velocidade de 180km/h. Por terra, o veículo pode fazer um percurso bem maior, de até 1.200 km.

O PAL-V só deve ser começar sua fase de vendas em 2014, o preço avaliado é de US$325 mil. Não acreditou em nada do que foi dito? Veja com seus próprios olhos o vídeo teste do veículo aqui.


Recomendamos: