Para que serve a Vitamina A e quais alimentos tem?

Falta de vitamina A pode causar sérios problemas na visão.

A vitamina A é essencial para formação saudável de nosso organismo, especialmente para nossa visão. Mesmo tendo influencia maior na manutenção da visão, essa vitamina afeta quase todas as funções celulares de nosso corpo. Estudos apontam que essa vitamina pode ainda agir como oxidante, retardando o envelhecimento da pele, no entanto seu consumo deve ser moderado.

cenoura é rica em vitamina A

Problemas na falta de vitamina A

A carência de vitamina A pode ser refletida em uma baixa no sistema defensivo do nosso corpo, infecções começam a aparecer com mais frequência. A deficiência dessa vitamina prejudica nossa visão podendo causar cegueira noturna (casos mais precoces), necrose do globo ocular, sensibilidade a luz, redução do olfato e paladar, câncer nos olhos. A falta dessa vitamina também pode causar multiplicação descontrolada das células e perda da forma celular.

Excesso de vitamina A

Devemos consumir a vitamina, mas não em excesso. O consumo exagerado pode causar pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular, dores ósseas e articulares. Além de dores de cabeça, náuseas e tonturas. Queda de cabelo, câimbras, lesões hepáticas, aumento do baço também podem aparecer.

Alimentos

A vitamina A pode ser encontrada no bife de fígado, leite, manteiga, mamão, abacate, cenoura, pêssego e em muitos outros alimentos.


Recomendamos: