Para que serve a Vitamina B12 e quais alimentos tem?

Falta dessa vitamina pode causar anemia

A vitamina B12 é essencial no nosso organismo, sua presença garante uma boa manutenção do sistema nervoso, previne doenças cardíacas e derrames, é fundamental na formação das hemácias no nosso sangue.

Ostras são ricas em B12

Problemas na falta de B12

A deficiência dessa vitamina acarreta em problemas envolvendo a formação sanguínea. Anemia perniciosa fará a pessoa ter alterações neurológicas, que pode causar morte se não for trada a tempo. Os principais sintomas desse tipo de anemia são fadiga, fraqueza, constipação, perda de apetite e perda de peso em um ritmo acelerado. A falta da b12 pode causar problemas na memória e atenção, em casos mais avançados, pode levar a confusão mental e até mesmo coma.

Alimentos ricos em B12

Muitos alimentos de nossa rotina são ricos nesse tipo de vitamina, derivados de animais principalmente. Um bife de fígado tem 80% da ingestão necessária diária ao ser humano, um bife de carne de vaca tem 40%. Um copo de leite possui 15%. Peixes, em especial o salmão que possui 50% dos valores recomendados de B12. A campeã, no entanto são as ostras, 100g desse alimento corresponde a 570% de nossas necessidades básicas.


Recomendamos: