Você está em » Saúde » Pêlos encravados na virilha – O que fazer

Pêlos encravados na virilha – O que fazer

Saiba como previnir e tratar os pêlos encravados. Descubra também quais são as principais causas para esse problema.

A foliculite(pêlos encravados)é um problema que atinge homens e mulheres, com  casos mais incidentes no sexo feminino, principalmente em mulheres morenas, negras ou de descendência asiática. Nos homens esse problema ocorrer com frequência na barba, enquanto nas mulheres a foliculite é mais normal nas pernas e virilha.Pêlos encravados na virilha   O que fazer

Causas

A principal causa do pêlos encravados é a depilação, quente ou fria não faz diferença. A depilação faz com que o pêlo demore mais pra crescer e no momento que tenta sair para a superfície do corpo através dos poros, encontra como barreira a nova camada de queratina, que provoca o intervalo entre as depilações seja de, no mínimo, quatro semanas. Quando a depilação é feita em fios mais grossos, como é o caso da virilha,  eles podem ressurgir curvados e penetrar novamente em nossa pele.

A depilação pode ser a causa mais comum, mas até a utilização da lâmina de barbear pode causar o encravamento dos pêlos. O uso constante da lâmina pode deixar nossa pele irritada, fazendo com que o pêlo não consiga rompê-la e sair naturalmente, isso ocorre bastante com os homens quando vão fazer a barba. Até mesmo o uso de roupas apertadas pode causar esse mal, elas podem dificultar que o pêlo chegue à superfície da pele.

Prevenção e tratamentos

A esfoliação é uma ótima opção para prevenção da foliculite, mas ante de aplicar qualquer produto na virilha procure um dermatologista. Os cremes prescritos para essa região deverão conter ácido salicílico. Em casos de esfoliação para pessoas com pele oleosa deverá ser utilizado esfoliante duas vezes por semana com agente abrasivo médio ou forte, quem possui uma pele seca usas somente uma vez o creme com agente abrasivo fraco.

Considerada por muitos como a melhor maneira de acabar com esse problema, a depilação a laser ganha espaço nas clinicas de estética do Brasil. Esse método destrói completamente o folículo capilar evitando o nascimento do pêlo. A depilação dermofonica também é ótima opção contra esse problema, além de ser mais barata ela é indolor. A depilação é feita com um aparelho chamado DEFE system.

Veja mais dessas dicas em » Saúde