Placa-Mãe: O que é, para que serve e como funciona

A função da placa mãe é fazer a comunicação entre todas as peças do computador, além de ajudar a distribuir a energia recebida da fonte. Saiba quais são todos os componentes do “coração” do seu computador.

Toda vez que você liga o seu computador varias peças de hardware são obrigadas a trabalhar em conjunto para que se consiga utilizar o sistema operacional instalado. Fazer com que todas essas peças consigam se comunicar corretamente entre si é trabalho da placa mãe.

Placa mãe Asus sabertooth

Se o processador é considerado o cérebro de um computador a placa mãe pode ser considerada o coração. Todas as peças estão o tempo todo em comunicação direta com ela, pois é a sua função transferir os dados gerados pelo processador, hd, memoria ram, entre si e os outros periféricos.

Além de transferir dados ela também transfere a energia recebida da fonte para alguns periféricos como o mouse, teclado, placas de vídeo on board (integradas na placa mãe) e outros dispositivos de baixo consumo como uma placa de captura.

O design das placas mãe atuais são projetados para evitar o superaquecimento do hardware dentro do gabinete além de possibilitar espaço para futuros upgrades como a adição de mais memoria ram ou placas de vídeo pensando em uma maior tempo de vida útil do seu computador.

As placas mãe vem desenhadas com soquetes e espaços para o processador, memoria ram, memoria da bios, encaixe para receber energia, slots PCI (que são slots padrão da indústria para diversos periféricos), conexão com o hd, entre outros. Atualmente também costumam vir com placa de rede, vídeo e som integradas.


Recomendamos: