Pós Parto - Precauções e cuidados a tomar

Saiba o que ocorre com seu corpo e seu estado mental nesse período e conheça também as restrições nos primeiros dias.

O período pós parto é um momento bem peculiar na vida de uma mulher. Esse período só cessa com o retorno do ciclo menstrual, algo que ocorre de 6 a 8 semanas após o parto. Essa temporada é caracterizada também pela recuperação das alterações ocorridas ao longo da gravidez e do parto e nessa fase se inicia a lactação. Muitas mulheres sofrem depressão nesse período.

Mudanças no corpo

Após o parto a mulher irá perder em média 5 kg, pela saída do recém-nascido (mais ou menos 3,5 kg), da placenta (mais ou menos 0,5 kg), do líquido amniótico e de sangue (mais ou menos 1 kg). Nos próximos 10 dias ele perderá até 2 kg decorrentes da eliminação do líquido retido no organismo ao longo da gravidez.

Mesmo após o parto útero continua a se contrair para evitar o sangramento excessivo. As dores diminuíram com os dias, mas o médico pode prescrever alguns analgésicos. Ocorrera também uma secreção genital, chamada lóquios, durante as primeiras 8 semanas após o parto, Nos primeiros dias é sanguinolenta, após 10 dias torna-se amarelada.

Nos primeiros dias pós-parto pode existir uma tendência a persistir a constipação intestinal que ocorre na gravidez. A evacuação fica prejudicada pelo receio de dor na região anal. Eventualmente remédios laxativos podem ser receitados. Na região anal, podem aparecer ou se agravarem as hemorróidas, necessitando de cuidados específicos.

Vida sexual

Depois da cicatrização das regiões afetadas a mulher poderá voltar a sua rotina sexual, no entanto, a penetração deve ser mais cuidadosa, pois o revestimento da vagina está mais fino e menos lubrificado. Os médicos aconselham o uso de métodos anticoncepcionais para evitar ou espaçar a gravidez. Amamentar com frequência em trono de 3 em 3 horas evita a ovulação e, portanto, a gravidez até o quinto mês pós-parto.

Depressão

Um fato muito comum que acomete as mulheres após a gravidez, a depressão pós parto. Isso ocorre pela insegurança em relação aos desafios de ser mãe, quanto ao sucesso da amamentação e às mudanças físicas pelas quais a mulher está passando.

Cuidado com a higiene, vestuário e alimentação

Após conseguir ficar normalmente em pé sem passar mal a mulher podeá tomar banhos normalmente. Elas ainda devem usar absorvente genital pós-parto, que devem ser trocados com frequência. Em relação ao vestuário a mulher deve usar sutiã todos os dia para dar mais sustentação aos seios para diminuir os ligamentos suspensores e da pele, prevenindo futura flacidez.

Após o parto a mulher pode se alimentar normalmente, mas de preferencia para alimentos líquidos o bebidas isotônicas. Faça uma dieta balanceada em torno de 2550 kcal nos primeiros dias. Evite o excesso de açúcar, farinhas refinadas e também de gordura animal, frituras e condimentos. Dispense também o excesso de bebidas alcoólicas.

Procure sempre um médico especializado se você tiver alguma dúvida.


Recomendamos: