Profissão: Comércio Exterior

Saiba quanto ganha, em média, um recém-formado em Comércio Exterior, assim como o seu mercado de trabalho e todas as áreas de atuação.

O salário é bom e o profissional de Comércio Exterior é bastante requerido no mercado de trabalho, principalmente em empresas importadoras e exportadoras. Embora haja um crescimento dessa carreira no mercado, as maiores oportunidades de emprego de comércio exterior se concentram nas cidades Rio de Janeiro e São Paulo.

Se optar pelo curso de Comércio Exterior, terá que escolher também entre bacharelado e tecnológico. Entre os dois existem algumas diferenças, como por exemplo a duração du curso, que é menor para um tecnológico, assim como o foco está em uma área específica do comércio exterior, como o regulamento aduaneiro, por exemplo, onde o profissional atende muitas vezes a necessidade de uma determinada região.

Trabalhando como bacharelado, as oportunidades de emprego são bem maiores, pois o mercado de trabalho acaba ficando mais expansível, devido a formação mais completa desse profissional. Ou seja, você terá uma área de atuação maior em relação a formação de tecnológico. De qualquer forma, para ambas as formações, as maiores oportunidades para esse profissional se encontram na área agropecuária brasileira.

O Salário em Comércio Exterior de um recém-formado começa na casa dos R$ 1.2000,00. O curso tem duração média de cerca de quatro anos. Depois de formado, o profissional dessa área poderá trabalhar com agenciamento de carga, análise, consultoria, cotação, gestão, logística e marketing internacional.


Recomendamos: