Profissão: Engenharia de Produção Mecânica

Saiba um pouco mais sobre a profissão e o curso que forma os Engenheiros de Produção Mecânica. Veja, ainda, a média salarial.

Toda e qualquer fábrica, independente do produto que ela produza, necessita de muita organização, principalmente para o bom funcionamento e rentabilidade, isto é, economia de tempo e agilidade dos operários, assim como o controle de custos das produções desde o primeiro até o último estágio. Entre algumas das funções do Engenheiro de Produção Mecânica, está: Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos. Ele poderá, também, availiar criticamente a operação e manutenção de sistemas produtivos de uma fábrica.

No geral, o engenheiro de produção terá um mercado de trabalho bastante expansível, onde poderá aplicar todo o seu conhecimento para o funcionamento correto de uma empresa ou fábrica. Em outras palavras, o engenheiro de produção mecânica é formado para otimizar a produção, racionalizar métodos, processos e sistemas, com o intuito de melhoria da produtividade.

Geralmente a presença de um engenheiro de produção é muito mais exigida em momentos de planejamento, coordenação e controle de produção, onde sua função será a programação e controle da produção, através da supervisão e acompanhamento de todas as operações, sejam de materiais ou equipamentos. Ele também pode projetar novos produtos, assim como planejar as instalações de uma fábrica.

O curso tem duração de cerca de 5 anos. O Salário Médio de um Engenheiro de Produção, inicialmente, é de R$ 2.469,00.


Recomendamos: