Você está em » Profissional » Profissão: Gastronomia

Profissão: Gastronomia

Quer ser um chef de cozinha? Ou simplesmente quer saber se os atrativos dessa profissão são as características que você procura para sua vida profissional? Tire sua dúvida já!

A gastronomia é, basicamente, o fundamento para a culinária. É ela quem forma milhares de homens e mulheres que utilizam as técnicas aprendidas em curso para a preparação de alimentos e bebidas, tal como a gestão de restaurantes.

Esses profissionais estão habilitados a dominar todos os métodos de planejamento de cardápios, sejam eles para restaurantes de cozinha nacional e internacional, ou mesmo para redes de hotéis e lanchonetes, bufês, companhias áreas, hospitais e empresas de serviços alimentícios. Além disso, são capacitados para dominar os métos de segurança alimentar.

Mercado de trabalho de um gastrônomo

Para o profissional formado em gastronomia, ao ingressar em sua carreira encontrará um mercado de trabalho bastante estável e com boas chances de obter uma vaga de emprego. Isto é, o mercado oferece praticamente as mesmas chances tanto para os bacharéis quanto para os tecnológicos. De certa forma, há uma diferença nas duas formações, pois o bacharel está mais relacionado a área de gestão dos empreendimentos, enquanto o tecnólogo tem sua atuação mais focada na prática, ou seja, preparação dos alimentos e bebidas.

Detalhe: A maior parte das oportunidades de emprego são para atuação como chef de cozinha.

Principais funções de um gastrônomo

As funções vão mudar conforme a formação do aluno, que neste caso será em bacharelado ou tecnológico. Mas vamos descomplicar a coisa, ok? Então, vamos lá! O bacharel terá, geralmente, a função de atuar como administrador do restaurante, lanchonete ou bufê. Já o tecnólogo está, em boa parte de seu tempo, dedicando seu conhecimento a preparação dos alimentos e também das bebidas, como eu havia citado no parágrafo anterior.

Salário inicial de um Gastrônomo

A profissão é muito boa, mas um gastrônomo geralmente inicia as suas atividades desde os primeiros e menores degraus, embora haja a possibilidade de já iniciar com uma remuneração muito boa, entretanto, a média para um recém-formado é de R$ 638,99, segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, etc.

Veja mais dessas dicas em » Profissional