Profissão: Gestão da Tecnologia da Informação

Conheça agora como é o mercado de trabalho de um Gestor de Tecnologia da Informação, assim como suas funções e responsabilidades, e o salário médio de um recém-formado!

O formado em Gestão da Tecnologia da Informação, terá as principais responsabilidades de implantação e o gerenciamento dos sistemas informatizados de empresas, indústrias, etc.

Esse profissão estará capacitado para realizar avaliações dos sistemas de informação, a segurança e os bancos de dados, avaliar e implantar sistemas de automação no que se diz respeito ao gerenciamento da informação, assim como determinar as melhores estratégias de uso da informática, mantendo o foco sempre em melhorar o desempenho dos diversos setores de uma empresa.

Mercado de Trabalho do Gestor de Tecnologia da Informação

Ano passado, 2011, foi anunciada a notícia de que a profissão de Gestão da Tecnologia da Informação seria uma das que mais cresceria no ano de 2012. Dito, feito! O crescimento continua e a previsão é que cresça mais pelos próximos anos. O principal motivo é, sem dúvida alguma, a necessidade de profissional para implantar programas de informatização, cujas finalidades sejam otimizar os negócios e aumentar a competitividade de uma empresa, independente de seu tamanho.

O setor bancário é um mercado crescente para o Gestor de TI, pois sempre é necessário a implantação, operação e manuntenção do software ERP, voltado exclusivamente à gestão do negócio. Caso o profissional recém-formado esteja interessado em concursos públicos, só será profissível se for bacharelado em Gestão de TI. De certa forma, isso não significa que você não poderá prestar o seus serviços para empresas estatais, como a Petrobras, por exemplo.

As oportunidades de emprego para o tecnólogo em Gestão de TI são maiores em regiões Sul e Sudeste, onde o destaque principal vai para a cidade de São Paulo, que hoje é a maior “hospedeira” de empresas do setor de tecnologia da informação.

O que faz um Gestor de Tecnologia da Informação

Os profissionais de Gestão da Tecnologia da Informação são capacitados para proporem e realizarem a administração de projetos que envolvam a informação e utilização de recursos tecnológicos que envolvam os diversos setores de uma empresa. Este profissional geralmente exercerá atividades de avaliação, tal como a tomada de decisões, implantação e negociação de novas tecnologias da informação dentro de indústrias, empresas, instituições e corporações.

Salário de um Gestor de Tecnologia da Informação

Para iniciar suas primeiras atividades na profissão, o recém-formado em Gestão de TI ingressará em sua carreira com um salário médio inicial que pode começar, dependendo da empresa e região, na casa de R$ 910,00, embora, como eu disse, alguns aspéctos podem influenciar bastante no valor deste salário ser este ou um ainda maior.

Duração do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação: Dois anos.


Recomendamos: