Profissão: Gestão de Qualidade

Conheça o mercado de trabalho de um Gestor de Qualidade, assim como suas principais funções e responsabilidades, e o salário médio para um recém-formado!

Procurando sempre a melhor qualidade dos serviços e a produtividade deles, o tecnólogo formado em Gestão de Qualidade, neste caso o Gestor de Qualidade, acompanha desde os processos industriais e a rotina de trabalho da empresa, até a prestação de serviços dela em diversos setores.

O Gestor de Qualidade não busca apenas por um conjunto de ideias e ações que aumentem a satisfação dos clientes, mas também procura conciliar e harmonizar todos os elementos significativos que estejam envolvidos na empresa e em seu cotidiano.

Mercado de Trabalho do Gestor de Qualidade

O mercado de trabalho do Gestor de Qualidade está ficando concorrido, entretanto, a briga acirrada entre esses profissionais para oferecer os melhores serviços e seus conhecimentos acaba abrindo mais oportunidades! Entre as maiores contratações de gestores de qualidade, estão as indústrias, principalmente automobilísticas, assim como empresdas petroquímica, eletroeletrônica e alimentícia.

São perfis de empresas que prestam serviço a sociedade e, por este motivo, estão sempre buscando obter as melhores certificações de qualidade em seus produtos. Sejam pequenas, médias ou grandes, todas estão com a necessidade de contratar esse profissional para implatar e dar suporte a normas de qualidade.

O que faz um Gestor de Qualidade

Nas indústrias e empresas, o Gestor de Qualidade será muito requisitado para a implantação e manuntenção de um ou vários sistemas de gestão da qualidade. Eles são, basicamente, contratados para supervisionar a implantação de normas de qualidade já existentes, assim como dar suporte à companhia, de forma que elas, as normas, continuem sempre sendo seguidas.

Em outras palavras, o tecnólogo em Gestão de Qualidade terá a responsabilidade de desenvolver avaliação sistemática dos procedimentos, assim como práticas e rotinas internas e externas de uma empresa, indústrias ou qualquer outro tipo de entidade, de forma a conhecer e aplicar normas e padrões de qualidade. Esse profissional poderá, também, supervisionar quaisquer alterações que acontecem nos processos produtivos, assim como participar das etapas de capacitação dos profissionais envolvidos.

Salário de um Gestor de Qualidade

Segundo o Confea/Crea, o salário de um Gestor de Qualidade recém-formado está em torno de R$ 2.550,00, referente a 6 horas diárias de trabalho. Outras informações mostram que o profissional recém-formado nessa área poderá, dependendo da região (Sul, Sudeste, Nordeste, etc…) e empresa, começar com um salário de até R$ 1.500,00.

Duração do Curso de Gestão de Qualidade: Dois anos.


Recomendamos: