Profissão: Letras

Saiba um pouco mais sobre o mercado de trabalho dos profissionais formados em Letras, assim como o salário médio de um recém-formado!

A formação de um profissional em Letras é, entre outras características, bastante rígida. O motivo está além do que podemos imaginar, pois neste caso será o profissional em Letras que formará o conhecimento de milhares de pessoas ao longo de sua profissão, como por exemplo: Ensinar crianças, jovens e adultos a ler e escrever, assim como formar frases e suas próprias opiniões. Depois de formado em Letras, o profissional só poderá ministrar aulas se estiver habilitado em licenciatura.

De certa forma, entre licenciatura e bacharelado, o profissional formado em Letras poderá graduar-se em diversas línguas estrangeiras, como o próprio Português, Francês, Grego, Italiano, Latim, Alemão, Espanhol e Luinguística. Para quem não sabe, linguística é, basicamente, o estudo da linguagem em seus diferentes níveis e modalidades.
Como bacharelado, as opções no mercado de trabalho são maiores, embora para isso seja necessário, de igual modo, um esforço maior do aluno
Licenciatura: Se o profissional em Letras se habilitar em licenciatura, poderá ministrar aulas de língua portuguesa ou literatura em ambientes escolares, seja para o ensino fundamental ou ensino médio.

Bacharelado: O bacharelado em Letras também está apto a ministrar aulas em instituições de ensino. Entre as funções desse profissional, estão pesquisas e ensinos do português e idiomas estrangeiros e toda a literatura brasileira, assim como de vários outros povos. De um modo geral, eles se especializam em línguas modernas, e seu principal campo de trabalho está nas escpças de ensino fundamental e médio.

O bacharel terá boas oportunidades em editoras de revistas e livros, especialmente na funçõa de revisores de textos, em decorrência das novas leis ortográficas. Outr detalhe importante: Muitas empresas, preocupada com a fluência de idiomas de seus funcionários, acabam contratando esse tipo de profissional, afim de melhorar o português dos estrangeiros, assim como traduzir documentos importantes.

O Salário Inicial de um Profissional formado em Letras é de R$ 950 para professores de ensino fundamental e médio, onde a carga horário é de 24 horas semanais, ou, em outras palavras: 5 horas de trabalho por dia.


Recomendamos: