Profissão: Musicoterapia

Eles visam melhorar a qualidade de vida, restabelecer as funções físicas, mentais e sociais. Conheça mais sobre os Musicoterapêutas!


A música está presente na sociedade desde a antiguidade, mas hoje suas características são muito mais evoluidas e com gêneros cada vez mais diversificados, certo? E é através da própria música que muitas pessoas encontram consolo, conforto e uma forma alternativa de relaxar a mente e esquecer os problemas da vida. Se elas as pessoas sozinhas já conseguem fazer suas próprias terapias relaxantes, imagine o que um profissional formado na área não pode fazer por essas pessoas? Pois então, a profissão de musicoterapeuta é, basicamente, isso: Sessões de terapêuticas que ajudem restabelecer o equilíbrio psicológico, físico e social do indíviduo ou grupo.

O profissional dessa área, o musicoterapêuta, trabalha através de instrumentos musicais, cantos e ruídos, e é através desses métodos que ele procura realizar a reabilitação do paciente, seja ela física, mental ou mesmo social. Este profissional, embora não tenha um mercado de trabalho muito amplo, pode trabalha nas áreas de saúde e educação.

Em outras palavras, a musicoterapia é, nada mais nada menos que, a ciência que visa aumentar a qualidade de vida das pessoas, através do desenvolvimento de potenciais ou o restabelecimento de funções mentais, físicas e sociais.

O profissional poderá trabalhar em consultórios, escolas públicas e privadas e em empresas
Como eu já havia dito, o mercado de trabalho desse profissional não é muito grande, pois ainda está em expansão. No entanto, ele poderá encontrar oportunidades para ingressar na sua carreira em consultórios, hospitais e até mesmo em empresas. No caso de empresas, esses tipos de profissionais geralmente são requesitados para dar palestras e workshops aos funcionários sobre as melhores formas de administrar o estresse, que naturalmente acaba melhorando a qualidade de vida.

O Salário Inicial de um Musicoterapêuta é muito variado, pois não existe um piso salarial para ele, já que o seu trabalho funciona por meio de sessões. O que se sabe é que uma sessão custa, em média, R$ 80 e dura aproximadamente 50 minutos. O curso de formação de musicoterapia dura cerca de quatros anos.


Recomendamos: