Você está em » Profissional » Profissão: Serviço Social

Profissão: Serviço Social

Saiba quais sãos as principais áreas de atuação e também quanto ganha, em média, um profissional recém-formado em Serviço Social.

Profissão: Serviço SocialCom a principal atuação de elaboração e implementação de serviços sociais, onde o principal objetivo é garantir os direitos dos cidadãos, o profissional formado em Serviço Social, neste caso o Assistente Social, está habilitado a trabalhar em todas as áreas de políticas públicas, seja na educação, saúde, moradia, infraestrutura, etc.

O mercado de trabalho do assistente social é um pouco diversificado, pois o seu conhecimento está sendo bastante requisitado em diversas áreas públicas, como por exemplo no enfrentamento a pobreza, assim como na desigualdade social do sistema capitlista.

No geral, o assistente social trabalhará na execução de programas, na implementação de projetos e procura atuar sempre na defesa dos direitos do cidadão. A área da saúde, por exemplo, absorve um grande número de assistentes sociais, assim como a área jurídica, de comunidade, prefeitura e do estado. O desafio dessa profissão é conseguir atender as necessidades dos usuários (Cidadãos), pois nem sempre conseguem pelo fato de não haver os recursos necessários para isso.

No ramo das empresas, o assistente social estará atuando na realização de camapnhas de segurança no trabalho, assim como estará habitado a acompanhar questões relacionadas a finanças, saúde, sociais e familiares.

O Salário Inicial de um Assistente Social é de R$ 2.500,00, referente a 30 horais semanais. Para poder exercer a sua profissão, será obrigatório a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social.

Veja mais dessas dicas em » Profissional