Quais alimentos ajudam a prolongar a vida

O alho, morango e nozes são apenas alguns alimentos que possuem funções especiais em nosso organismo. Conheça os beneficíos que esses e outros alimentos podem trazer para nossa vida.

Uma alimentação saudável pode nos trazer muitos anos de vida, mas você se sabe quais alimentos que trazem mais benefícios para nosso organismo? Vamos citar uma lista de alimentos que podem melhorar em muito sua qualidade de vida.

O alho fortalece nosso sistema imunológico

Expandindo nossa vida com alimentos

Vamos começar falando das frutas vermelhas (amora, morango, framboesa entre outras), elas possuem uma substância chamada flavonoides. Essa substância ajuda a prevenir câncer, inflamações e alergias. Esse tipo de fruta é rico em ácido elágico que retarda o envelhecimento precoce. Procure consumir essas frutas de forma natural ou em sucos e vitaminas.

A linhaça não possui um sabor muito bom, mas seus nutrientes compensam esse problema. Ela possui ácidos graxos ômega 3 que diminuem o colesterol ruim de nosso organismo, para as mulheres possuem mais um beneficio, a linhaça ajuda a reduzir os sintomas da TPM. Para disfarçar o gosto misture a no iogurte ou faça bolos e pães com ela. Tente consumir uma colher de sopa por dia.

Já que citamos o iogurte na mistura da linhaça  vamos falar de seus benefícios também. Esse alimento possui mais de 6 milhões de bactérias que ajudam você a controlar sua flora intestinal. O consumo diário pode evitar doenças causadas por fungos, melhora a capacidade do nosso sistema imunológico além de reduzir o colesterol e o risco de câncer. Consuma igurte natural sem conservante ou açúcar.

O tomate também possui nutrientes importantes para nossa vida, podemos citar o lipoceno antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. Ele ainda possui ácido ferúlico que preserva que os neurônios da degeneração, protegendo de doenças como  os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil. Duas unidades por dia são mais que suficientes.

Uma das frutas mais consumidas do mundo, a maçã está cheia de nutrientes. Ela é rica em uma substância chamada quercitina que previne doenças cerebrovasculares e câncer em diversas regiões de nosso corpo, como o pulmão, fígado e estômago. Somente uma maçã possui entre 15 a 20% de nossas necessidades diárias de fibras. A fruta é um dos alimentos “detergentes” que limpam os dentes.

Apesar de ser uma fruta calórica a manga possui nutrientes importantes para evitar doenças nos olhos como a catarata. A fruta ainda protege nossos pulmões de infecções. O recomendado é consumir a manga duas vezes por semana.

Uma porção de nozes pode trazer muitos benefícios a nossa vida. Elas reduzem o colesterol ruim, impedem a formação de coágulos no sangue e deixam ossos e dentes mais fortes. O ideal é consumir uma unidade por dia.

O alho possui muitos benéficos entre podemos citar o combate a bácterias e fungos, isso ocorre por que o alimento ativa o nosso sistema imunológico. Podemos usar esse alimento para tratamento coadjuvante em casos de resfriados e gripes. Ele ainda possui antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer. O recomendável é comer um dente grande ou dois pequenos de alho, use como uma pasta nas refeições.


Recomendamos: