Quais são os tipos de Hérnia de Disco? Existe cura?

Saiba como identificar e tratar a hérnia de disco.

Você já sentiu alguma dor na região da coluna vertebral ou percebeu mudanças na sua coordenação motora e reflexos? Podem ser sintomas de uma Hérnia de Disco. A coluna possui 33 vértebras que estão divididas em 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5sacrais e 4 coccigenas. Entre cada vértebra existe um disco composto por um tecido fibrocartilaginoso que é chamado de Anel Fibroso e um Núcleo Pulposo formado por uma substancia interna elástica.

Tipos de Hérnia de Disco

Existem três tipos de hérnia de disco, a hérnia protusa, hérnia extrusa e a hérnia sequestrada.

Hérnia Protusa - ocorre quando há uma mudança de posição do núcleo do disco, mas sem romper as fibras. O que gera pressão causando dor.

Hérnia Extrusa - há rompimento de fibras, porém, nenhuma delas sai do canal medular. A dor causada é mais forte e prolongada se compararmos com a Hérnia Protusa.

Hérnia Sequestrada - surge após o rompimento das fibras que resulta na movimentação do núcleo para o canal medular. A forte dor na coluna não é o único sintoma deste tipo de hérnia, ela ainda pode causar inflamação, e compromete a coordenação motora e sensitiva do nosso organismo.

O que pode causar Hérnia de Disco

Degeneração natural dos discos causado pela idade é um dos motivos mais frequentes. Assim como uma forte torção na coluna, carregar pesos sem estar com a postura correta, esforços repetitivos, tensão, mal condicionamento muscular. Podemos ainda citar a presença de um anel defeituoso na nossa vértebra, entre outros.

Tratamento

Antes de tomar qualquer atitude sempre procure um médico. Na grande maioria dos casos não é necessário intervenção cirúrgica. O tratamento indicado pelo médico geralmente consiste em sessões de fisioterapia, acupuntura, pilates entre outros. Somente quando não se obtêm melhora do quadro é indicado à cirurgia.


Recomendamos: