Removedores de esmaltes prejudica as unhas?

Até certo ponto, a vaidade é imprescindível, mas a horas que ela pode prejudicar a saúde, e é por isso que as mulheres não podem saber apenas o que elas precisam, mas também tudo aquilo que evite problemas futuros, como o caso das unhas, que são sensíveis e isso nem é preciso dizer, porque todas vocês sabem, certo? Pois então, será que ao usar um esmalte você está tomando todos os cuidados necessários? E ao removê-lo? Será que está removendo da maneira correta?

O esmalte pode prejudicar as unhas?

O esmalte tem potencial para danificar a saúde das unhas, mas não se torna o principal vilão. Na verdade, o que pode acontecer é o desidratamento, enfraquecimento, e até um esbranquiamento no tom delas, mas isto em casos onde o esmalte fica muito tempo nas unhas, passando mais de 5 dias.

Se você tiver dúvida entre deixar o esmalte sair naturalmente ou retirá-lo com um removedor, a resposta é simples e rápida: É melhor tirar com o removedor.

Dicas rápidas sobre esmalte

  • Sentiu algum tipo de alergia após aplicar o esmalte? Então procure um dermatologista para identificar o agente causador. Dependendo do caso, ele pedirá que você suspenda o uso do esmalte;
  • Em casos de alergia você poderá, também, usar os hipoalergênicos, sem toluol e formaldeído;
  • Um dia antes de marcar para refazer os pés as mãos, retire o esmalte e deixa suas unhas “respirarem”.

O removedor prejudica as unhas?

Você sabia que os removedores e a acetona, embora tenham a mesma finalidade, são produtos diferentes? Existem, porém, removedores que contém acetona e muitos outros que não contém, mas segundo os dermatologistas, o que menos afeta a saúde das unhas são os removedores que não possuem acetona em sua fórmula.

Embora os que não contenham acetona sejam menos nocivos, todos os removedores, sem exceção de nenhum, fazem mal às unhas. Pelo fato de ser um produto químico, é importante que você evite, a qualquer custo, usá-lo mais de uma vez por semana. E mais! Caso use esmaltes com bastante frequência, tente deixar as unhas pelo menos dois dias seguidos da semana longe de esmaltes e pelo 6 dias longe da removedor com ou sem acetona.

Afinal, qual é o melhor hábito e solução para este problema?

Esclarecendo, em poucas palavras, a melhor solução, é possível chegar as seguintes respostas:

  • Usar o esmalte no máximo 4 dias seguidos;
  • Deixar as unhas 2 dias longe de esmaltes e removedores;
  • Se usar removedores, use no máximo uma vez por semana;
  • Entre os removedores, procure sempre pelo mais oleoso e caso encontre-o, remova o esmalte com um lenço e, de segunda opção, o tradicional algodão;
  • Removedores com muito óleo hidratam as unhas ao mesmo tempo que remove os esmaltes;
  • Não tire os esmaltes com as próprias unhas, pois é pior que tirar com removedor. Quando você tira o esmalte com as unhas, acaba tirando junto uma lâmina superficial, que acaba desprotegendo-as.

Recomendamos: