Tudo sobre o curso de Jornalismo

Jornalismo é uma opção viável para quem é curioso e goste de formar opiniões.

Você ainda não sabe que carreira profissional seguir? Gosta de escrever? Ou tem facilidade para se comunicar com os outros? Curioso? O jornalismo pode ser uma opção real se você tem os atributos citados.

Formados em jornalismo podem atuar como editores, repórteres de televisão ou rádio, jornalistas segmentados, críticos (dependo de especialização), assessores de imprensa, trabalhar com rádio escuta, a lista de funções é diversificada, mas cada pessoa deve escolher algo com que tenha mais afinidade. Sem mencionar as opções de pós-graduações. Jornalismo esportivo e empresarial são escolhas muito populares, mas existem outras que envolvem economia, política ou tecnologia.

O curso dura quatro anos, mensalidades podem variar entre R$ 800 a R$ 1.300, mas existem descontos e bolsas especiais que tornam o preço muito mais acessível, cabe consultar a faculdade desejada. Em São Paulo a faculdade Casper Líbero é a mais tradicional no curso de jornalismo, mas existem outras universidades preparadas para proporcionar formação acadêmica de qualidade.

Uma coisa primordial para qualquer um queira ser jornalista, uma faculdade lhe trará contatos, formação técnica, mas não um emprego. Para isso você precisa correr atrás, escrever em jornais colaborativos, fazer estágio, a criação de blogs é algo bem válido.

As informações e conselhos estão dadas, cabe a você decidir se essa profissão é sua cara. Acima de tudo isso um jornalista é um formador de opinião.


Recomendamos: