Vantagens e desvantagens de ser um funcionário público

Veja as vantagens e desvantagens de ser um funcionário público, assim como aposentadoria e perspectivas de salário!

Funcionário Público Ser um funcionário público tem muitas vantagens, no entanto, pra quem quer entrar no ramo precisará estudar bastante, visto que é uma área muito concorrida e os concursos são a única forma de ingressar nessa “vida boa”.

Mas não se engane, pois nem tudo é um mar de rosas para o funcionário público, aliás, seja como funcionário público ou funcionário privado, ambos tem boas vantagens, mas com diferentes níveis de benefícios, dos quais vocês poderão conferir abaixo os principais.

As vantagens

A aposentadoria

Eis aqui a maior vantagem de ser um funcionário público. O tempo de contribuição é o mesmo que de um funcionário privado, 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres ou completar 65 (homens) e 60 (mulheres), no entanto, o valor da aposentadoria é integral, ou seja, ele se aposentará com o mesmo valor do seu último salário, seja ele R$ 5.000, R$ 10.000 ou qualquer outra quantia.

Transferência

Qualquer funcionário público tem a grande vantagem de poder ser transferido de sua cidade ou repartição a qualquer momento, desde que o motivo seja forte. Atualmente existem somente duas maneiras: por pedido pessoal ou por interesse da administração.

Estabilidade

Após completar seus primeiros três anos de estágio no cargo público, o funcionário alcançará seu maior nível de estabilidade e, daí em diante, basta trabalhar, crescer e se beneficiar. Em outras palavras, você só poderá se dispensado (demitido) de seu cargo público por justa causa!

As desvantagens

São poucas, mas não podemos deixá-las de lado, afinal, se você realmente quer ingressar na carreira pública, precisará conhecer os dois lados da moeda, certo? Pois então, vamos lá:

  • Os funcionários não são promovidos com tanta facilidade quanto em empresas privadas;
  • As vezes, o salário pode ser menor que em uma empresa privada;
  • Não possuí participação nos lucros, como acontece em empresas privadas.

E então, já se decidiu se tenta ou não concorrer a uma vaga como servidor público?


Recomendamos: