3 Dicas essenciais para deixar seu Android mais rápido!

Seu Android está lento? Então deixe-o muito mais rápido e ágil com essas dicas!

Android - Velocidade A explicação para tantos smartphones com Android serem lentos é simples: O sistema é pesado e repleto de apps desnecessários. Com isso, aparelhos com configurações mais básicas acabam sofrendo além do que deveriam.

É como se você tenta-se fazer um Fiat Uno 1.0 puxar uma carreta de 5 toneladas: não dá certo e só prejudica o motor do carro, que no nosso caso é o desempenho do aparelho.

O problema se torna ainda maior quando o processador e a memória ram do smartphone são inferiores ao mínimo exigido para rodar o Android, pois o sistema acaba engasgando com a execução de aplicações mais pesados e, consequentemente, travam todos os processos. Além de ser ruim para a boa fluidez do sistema, é pior ainda para quem está tentando fazer uso de suas aplicações e não consegue, principalmente apps como facebook, instagram ou mesmo o Google Chrome, que costuma criar um novo processo no sistema para cada aba/janela aberta.

Trocando em miúdos, seu sistema pode ficar lento por diversos fatores, mas os principais e que tem afetado mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo estão descritos logo abaixo e poderão ser a salvação que você precisava para tornar seu sistema mais rápido.

Malwares (Vírus)

É através de pequenas brechas no sistema ou mesmo a falta de atenção de alguns usuários que tornam a entrada de malwares no Android muito mais fácil! Como consequência o aparelho fica mais lento, a bateria começa a render menos que o esperado e os aplicativos dificilmente funcionam com toda sua autonomia. Esses são alguns dos principais indícios que mostram que uma atitude deve ser tomada imediatamente para reverter o problema.

O que fazer com os malwares do sistema?

Depois de identificado alguns dos sintomas que comprovam a presença de malware no Android, como os que foram citados acima, remova imediatamente os últimos aplicativos instalados, principalmente gerenciadores de downloads, apps de músicas e jogos. Se isso não resolver, então será necessário instalar um aplicativo destinado especificamente para este fim: O Malwarebytes Anti-Malware.

Remover Malware do Android Entre os utilizadores deste aplicativo, por sinal prático e de fácil usabilidade, a grande maioria acredita que seja um dos melhores e que realmente cumpre o seu papel como eliminador de malwares. Depois de instalado, basta clicar Scan e esperar que ele encontre malwares. Uma vez encontrado, clique em Uninstall e espere a remoção.

Aplicativos não utilizados

Muitas pessoas costumam abrir diversos aplicativos ao mesmo tempo, e os principais são Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, Google Chrome e Firefox. Depois de utiliza-los, a maioria dos usuários costumam sair deles usando o botão de menu principal. Ao fazer isso você não está fechando o aplicativo e sim deixando-o em segundo plano consumindo um processo desnecessário no sistema. O resultado é um Android pesado e com apps inutilizados gastando memória ram e processos que poderiam ser utilizados em apenas um app.

Como se não basta-se os apps rodando em segundo plano após você executa-los e esquecer de encerra-los, existem também apps que rodam em segundo plano mesmo sem a sua permissão. E são todos esses que podem contribuir em mais de 30% para a lerdeza do seu sistema.

Gerenciador de Aplicações AndroidComo remover apps rodando em segundo plano?

Como eu disse, os aplicativos que rodam em segundo plano geralmente são os que mais colaboram para a lerdeza na execução de novos processos, bem como na boa fluidez do sistema. Sem contar que esses mesmos apps são também os responsáveis por diminuírem significativamente a duração da bateria. Por isso, o mais recomendável é que após sair de um aplicativo, você vá até o seu gerenciador de aplicativos clicando em um ícone parecido com os que foram circulados de vermelho na imagem acima, e arrastar para a esquerda ou direita a caixa referente aos apps em execução. Assim, o sistema encerrará cada um dos processos, economizando o uso de memória ram e processador. O resultado é uma bateria mais durável!

Fechando apps em segundo plano automaticamente

Se pra você for inconveniente sempre ter que acessar o gerenciador de aplicações para fechar aplicativos em segundo plano, não se preocupe, pois você poderá deixar que o sistema faça isso por você tão logo você saia do aplicativo. A desvantagem de ativar este recurso, é que se você estiver, por exemplo, digitando um texto no facebook ou qualquer outro aplicativo e sair dele despropositalmente ou mesmo com intenção, mas voltar instantes depois para continuar o que estava escrevendo, todo o texto será perdido. Mas se isto não for um problema para você, ativar este recurso será muito útil!

Fechar apps automaticamente Basta acessar as configurações do seu dispositivo. Feito isso, procure pela opção Programador ou Opções de Desenvolvedor. Por fim, procure pela opção Não manter atividades e ative-a. Assim, sempre que você sair de um aplicativo todo o seu processo será finalizado, sem que ele continue trabalhando em segundo plano.

Limpando o cache de aplicativos

Todo e qualquer aplicativo em execução no Android salva dados em seu cache, que nada mais é que um espaço para armazenamento de memória temporária. Neste processo de guardar dados no cache, muitas informações armazenadas são inúteis e só acumulam lerdeza no sistema. As vezes a quantidade de memória em cache pode ser tão grande que muitos apps travam e/ou deixam de funcionar corretamente, sendo necessário a Limpeza de Cache. Fazer essa limpeza é um procedimento simples e que tomará poucos segundos da sua atenção.

Para o fazer, você deverá acessar Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos ou apenas Configurações > Aplicativos como ilustrado na imagem abaixo.

Limpando o cache app Android Após navegar até Configurações e Aplicativos selecione o aplicativo que você deseja limpar o cache. Após selecionar o aplicativo, você terá, entre as opções disponíveis: Limpar cache. Clique e espere que o sistema faça a limpeza de cache deste app. Faça isso com todos os que você julgar necessário e com certeza haverá uma melhora no sistema.

Usando CCleaner

Todo este processo também pode ser executado através do CCleaner. Este aplicativo, inicialmente criado para desktops, foi redesenhado e transformado para ser útil ao Android. Com isso, você poderá realizar procedimentos como: limpar cache, limpar memória, corrigir erros, verificar malwares e remover aplicativos. É simplesmente fantástico para o dia a dia!


Recomendamos: