Alergia a Lactose - Sintomas e tratamento

Qualquer derivado do leite pode causar desconforto intestinal para quem tem intolerância a lactose.

A intolerância lactose é um problema que afeta uma pequena parcela da população que não consegue digerir o açúcar proveniente do leite, a lactose. Dentro de nosso corpo temos uma enzima chamada lactase, ela é descompõe a lactose para nossa digestão. Pessoas com alergia a lactose, tem baixa produção dessa enzima causando problemas na hora de digerir esse açucar. Qualquer alimento a base de leite causa uma reação alérgica.

Náusea, arrotos, gases, diarreias, dores abdominais e cólicas são os sintomas mais recorrentes da intolerância. Uma pessoa com deficiência enzimática até pode consumir leites e seus derivados, mas em uma porção bem reduzida.

Existem alguns tratamentos que combatem essa intolerância. Algumas pessoas tomam capsulas de lactase para consumir leite e seus derivados ou remédios que tenha a lactose em sua composição.

O Lactagen é um produto muito popular nos Estados Unidos que recondiciona sua flora intestinal para digerir a lactose. O tratamento com esse produto leva 38 dias. Infelizmente esse produto não é vendido em nosso país. O ideal é substituirmos o leite por produtos derivados da soja enriquecidos com cálcio, com isso podemos remover o leite no consumo diário e na produção de alimentos e receitas.


Recomendamos: