Atestado médico licença maternidade

Quando a mulher descobre que está grávida, é necessário entregar na empresa em que trabalha a cópia do exame que comprove a gravidez, a partir de então, a empresa é proibida de demitir sem justa causa. A estabilidade da mulher no emprego começa quando ela informa a gravidez e termina 120 dias após o nascimento da criança.

Vale lembrar que, mesmo não sendo comum, a mulher deve parar de trabalhar 4 semanas antes do parto. Isso não acontece pois muitas vezes as mulheres combinam com o chefe para trabalharem mais antes do parto e aumentar o período de licença após o parto. Uma coisa interessante seria pedir férias após a licença maternidade, permitindo maior contato com o bebê.

Durante a licença, a grávida receberá seu salário normalmente, posteriormente o empregador será ressarcido pelo INSS. Se a mulher tem um salário variável (por exemplo, comissões), calcula-se a média dos seis últimos meses. Outro direito da gestante é poder se ausentar para realizar no mínimo 6 consultas médicas e exames complementares. Se tiver alguma dúvida, procure um profissional de sua confiança e esclareça-as.


Recomendamos: