Aula básica de saxofone alto para iniciante

Quer fazer parte de uma orquestra, agitar as festas entre você e seus amigos ou tocar em casamentos com saxofone? Aprenda aqui os primeiros passos!

O Saxofone Alto é, sem dúvida, um dos mais belos e incríveis instrumentos que compõe uma orquestra, uma banda ou simplesmente você, caso opte por tocar individualmente em festas e eventos. Tocá-lo, porém, não é tarefa muito fácil, ou pelo menos se você ainda estiver em suas primeiras “sopradas”, no entanto, não é impossível e, na verdade, com poucos dias de prática você já pode ter a certeza que consegue tocar algumas músicas bacanas.

Os primeiros e mais importantes passos para começar conseguir tocar um saxofone alto são: Disposição para aprender e embocadura. Juntando esses dois passos você aprenderá a embocadura e através dela conseguirá tirar alguns sons bacanas do seu instrumento. Não sabe o que é? Então veja a imagem abaixo com bastante atenção, observando o modo certo e errado de posicionar a boquilha do saxofone na sua boca.

Embocadura: Certo x Errado

Embocadura Saxofone Alto

Agora você já sabe qual é o jeito correto de posicionar a boquilha do saxofone na sua boca, certo? Com essa imagem você terá motivos para fazer sons desafinados e com pequenos “gritinhos”, típicos de uma embocadura incorreta.

Um dos passos você já aprendeu, agora vem outra parte muito importante: a escola cromática. Através dela você terá uma noção geral de onde estão todas as notas possíveis presentes no seu sax alto e será através dessas notas que você terá a possibilidade de solar músicas e todos os tipos de sons que quiser.

Escala cromática do saxofone

Para você entender um pouco melhor: Cada bolinha na imagem abaixo, alternadas entre linha e espaço, representam uma nota no seu instrumento, e você precisará guardar cada umas das notas na sua mente, pois só assim conseguirá executar com perfeição uma partitura, sabendo qual nota fazer em cada bolinha que você ver.

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Bom, agora que você já tem mais ou menos uma noção de como tocar no seu sax alto, a única coisa que está falando é um vídeo explicando, na prática, o que você aprendeu acima e um pouco mais… E nada melhor que aprender um pouco mais com um dos melhores professores de sax, o Ivan Meyer (autor das imagens de embocadura acima).

Como se trata de um vídeo divido em 7 partes, cujo título é “Como tocar sax em 60 minutos”, optei por deixar um vídeo para eles: http://www.youtube.com/watch?v=Qs5-NMG-u60&list=PL2807A8F821C128C7. Acessando esse link você terá acesso total e gratuito aos 7 vídeos práticos e explicativos do professor Ivan Meyer.

Boa Sorte!


Recomendamos: