Azeite e Óleo de Linhaça - No que eles ajudam?

Pesquisa indica que azeite pode auxiliar na redução de peso.

O azeite é um importante aliado para nossa saúde já que ele possui o “bom colesterol” que ajuda a eliminar o colesterol nocivo de nosso organismo, no entanto uma pesquisa realizada pela  Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, revela que essa não é a única função benéfica desse alimento. O azeite contém nutrientes que agem no hipotálamo dentro do nosso cérebro, essa região é responsável por fazer o controle da sensação de fome e na queima de gordura. O óleo de linhaça também possui propriedades semelhantes.

O azeite de oliva ajuda na prevenção e controle da diabetes 2

Pesquisa

A pesquisa foi realizada com ratos de laboratórios que consumiam diariamente azeite e óleo de linhaça, foi observado que os dois óleos possuem propriedades que reduzem a obesidade e a diabetes tipo 2. O teste ocorreu de seguinte forma, durante 60 dias as cobaias foram nutridas com alimentos ricos em carboidratos e gordura saturada. A dieta fez com que os ratos se tornassem obesos e com diabetes 2.

Depois dos primeiros 60 dias, foi adicionado a dieta dos ratos uma pequena quantidade diária de azeite ou óleo de oliva. A bióloga responsável percebeu que a adição dos dois óleos protegeu os animais do ganho de peso pela ingestão da gordura saturada.

O próximo passo dessa pesquisa será incluir azeite ou óleo de linhaça na dieta de pacientes com obesidade mórbida  atendidas pela equipe de cirurgia bariátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A inclusão desse óleos poderá acarretar em alterações morfológicas no hipotálamo, causando perda de peso e aumentando a queima de gordura no organismo.


Recomendamos: