Bebê chorando - Como acalmá-lo?

Conheça algumas dicas para acalmar seu bebê quando ele chora. Os motivos podem variar entre fome, cansaço, desconforto ou dor.

Os recém-nascidos e bebês bem pequenos só possuem uma maneira de se comunicar com seus pais ou responsáveis, o choro. Fome, frio, febre, fralda suja, cansaço, dor são apenas alguns exemplos do que podem fazer o bebê chorar. Ainda podemos citar doenças como a otite e a dentição que parece. Os pais devem ficar atentos nessas situações, verifique se a criança esta bem alimentada, limpa ou que não esteja passando nenhum desconforto. Existem alguns truques para fazer o nenê parar de chorar.

Dicas

Embale o bebê em uma pequena manta e balance com calme com movimentos ritmados. O bebé está habituado ao ritmo constante desde época que se encontrava no útero. O movimento cardíaco da mãe fazia com que o feto se sentisse calmo e em  um ambiente conhecido. Isso explica por que movimentos ou sons ritmados são calmantes para o bebê. Muitos pais fazem passeios de carro com bebê para ele dormir.

Outra dica bem válida, o uso da chupeta. Tente não usar com frequência para o bebê não ficar muito acostumado. Uma alternativa se você não dispuser de uma chupeta na ocasião, lave seu dedo mindinho, e de para o bebê chupar, mas coloque o dedo ao contrário, para não arranhar o céu da boca do bebé com a unha.

Cante uma canção de ninar, de preferência a mãe. Enquanto dá colo para criança cante uma música com suavidade. A canção aliada ao balanço da mãe tem um efeito muito calmante no bebê.

Alguns bebê sofrem com refluxo, para combater o choro nessa ocasião mantenha a criança na posição vertical por cerca de 30 minuto depois de tê-lo alimentado. Isso ajuda a eliminar o refluxo devido à gravidade, ajudando no processo de manter o alimento no estômago.


Recomendamos: