Benefícios da Banana Verde

Saiba quais são as qualidades dessa fruta antes de amadurecer.

Ontem falamos dos benefícios da melancia. Hoje vamos falar de uma fruta tipicamente brasileira a banana. No entanto vamos falar dos benefícios da banana verde, antes de ficar madura.

A banana verde pode ajudar a previnir doenças cardíacas e a diabetes

Um estudo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte aponta que a banana verde pode ajudar no funcionamento do intestino. Isso graças a uma substancia encontrada na polpa da fruta,a  inulida. Ela estimula a produção de bactérias benéficas, que repõem a flora e aumentam a imunidade do nosso organismo.

A pesquisa contou com 65 mulheres de 50 a 65 anos que tinham sensação de empachamento, prisão de ventre, excesso de gases. Após o consumo diário da polpa da fruta, aliada a uma dieta, houve uma mudança positiva em relação a saúde dessas mulheres. Após cinco meses de acompanhamento, percebeu-se que todas melhoram dos problemas citados. Algumas ainda perderam peso e reduziram o índice de mau colesterol.

A banana verde também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, pois alem de possuir vitaminas (A, C e complexo B) e potássio ela tem também Amido Resistente (AR), uma forma do amido e dos produtos de sua degradação que não são digeridos e absorvidos no intestino delgado de indivíduos sadios, podendo ser fermentado no intestino grosso.

De acordo com a nutricionista Daniela Jobst “O efeito do consumo crônico de AR na redução dos níveis de colesterol e triglicérides tem sido bastante favorável, contribuindo com seus atributos no tratamento de dislipidemias e na prevenção de doenças coronarianas”, explica a especialista no site MinhaVida.

Farinha de banana verde pode substituir a tradicional. Substitua a farinha de trigo por metade da de banana. O alimento faz com que seu organismo absorva glicose mais lentamente, evitando um estímulo desnecessário de insulina pelo corpo, auxiliando na prevenção da diabete.


Recomendamos: