Calos nos dedos dos pés - Como tirar?

Saiba como se formam os calos e como tomar precauções contra esse problema. Se for necessário procure um especialista para tratar esse mal.

Áreas vermelhas indicam onde os calos costumam a aparecer

A calosidade nos pés é um problema que atinge muitas pessoas, mas como isso ocorre e o principal como tratar esse mal? Os calos são uma reação natural da pele a algum trauma constante na região ou pela própria constituição óssea. Calos nas mãos são comuns a trabalhadores rurais que vivem a enxada ou para quem costuma a fazer exercício com halteres ou barras de ferro.

Nos pé os calos podem ser provocados por uso excessivo de sapatos que estão apertados.  Por vezes, as pressões exercidas nos pés tornam-se desajustadas e a fricção extra transfere-se para uma determinada área do pé. Quando isto ocorre, o corpo reage a esta pressão produzindo um espessamento da camada superficial da pele. Se essa pressão citada acontecer sobre um osso sujeito a fricção constante, o calo aparece.

O calo é composto por um núcleo duro e ceroso que se forma na epiderme, a camada exterior da pele, e que depois de penetrar no tecido subjacente, comprime os nervos da derme.

Precauções

Existem algumas medidas que voce pode tomar para amenizar esse problema incomodo. Deixe os pés de molho em água morna por cerca de 10 a 15 minutos, quando sua pele estiver bem mole use uma lixa para pés nas partes mais ásperas e nos calos. Evite usar calçados bico fino que apertem o dedo por muito tempo.

Tratamento

Se as precauções não funcionarem procure um podologista. Ele irá examinar seu pé para encontrar qual a causa do excesso de pressão.


Recomendamos: