Cólica Renal: Quais são os sintomas e como tratar

A cólica renal pode ter várias causas, mas a mais comum é causada pela pedra no rim. Saiba com perceber os sintomas e com funciona o tratamento médico.

Você já sentiu uma dor muito forte na lateral de seu tronco? Na região dos rins? Pode ser um sintoma de uma cólica renal. Esse mal é caracterizado por uma dor aguda, oscilante que vem do rim, é considerada uma dores mais intensas na medica, junto com o ataque cardíaco. A fonte principal dessa dor é proveniente de uma minúscula pedra no rim ou no ureter. Essa pedra causa uma obstrução no curso da urina, fazendo que nosso rim se dilate causando a dor. A pedra no rim não é a única fonte da cólica renal, podemos destacar também coágulos, ligadura cirúrgica do ureter ou mesmo compressões extrínsecas do ureter por tumores.

Sintomas

Os principais sintomas desse problema são:

  • Dor lombar
  • Cólica com irradiação anterior para o abdômen e para baixo em direção ao testículo no homem ou para os grandes lábios na mulher.
  • Dor abdominal
  • Ardência para urinar
  • Micções frequentes
  • Náuseas e vômitos

Se você perceber qualquer um desses sintomas vá há o médico.

Tratamento

Os médicos tratam primeiro a dor violenta que o paciente está sentindo com analgésicos, anti-espasmódicos e anti-inflamatórios dados por via oral, intramuscular ou endovenosa dependendo da gravidade do caso. Se medicação citada não surtir efeito o médico poderá prescrever analgésicos opióides que são mais potentes.

Em alguns casos que dor é frequente e volta várias vezes por dia é aconselhado uma internação hospitalar. Feito o controle da dor cabe os médicos combater a fonte dela, e caso da pedra os especialistas irão retirá-la. O cateter duplo-J com extremidades torcidas é muito utilizado nesse caso. Em muitos casos de pedra, os pacientes a eliminam através da urina, quando isso acontece o alívio da dor é imediato.


Recomendamos: