Como abrir uma oficina mecânica

Será mesmo tão fácil abrir uma Oficina Mecânica como muitos mecânicos fazem hoje em dia? Eles procuram economizar dinheiro, muito dinheiro, tanto que abrem suas oficinas em fundos de garage, não tem todos os equipamentos necessários e, até mesmo por esse motivo, não alcançam o sucesso total que deveriam. Na verdade, sequer legalizam suas oficinas. Entretanto, mostrarei a vocês, mecânicos, todos os gastos envolvidos para se ter uma oficina mecânica legalizada e de alta qualidade.

Investimentos iniciais

São muitos os investimentos iniciais, afinal, você está começando a abrir sua oficina mecânica, que orgulhosamente será legalizada, assim como terá todos os equipamentos e serviços necessários para todos os tipos de consertos, dessa forma, você deverá colocar em sua cabeça que, inicialmente, deverá ter uma quantia de no mínimo entre 20 a 30 mil reais. Lembrando um pequeno detalhe, esse dinheiro não será usado todo no começo.

Para começar sua oficina, você gastará uma média de 15 mil reais, sendo que todo o resto do dinheiro será utilizado para a manutenção dela, ou seja, gastos com funcionários, conta de luz, água (Que será, provavelmente, o menor dos gastos), conta de telefone, etc. Você ainda estará na obrigação de fazer investimento nas instalações, equipamentos, serviços de terceiro, reservas para gastos não previstos (Que sempre acontecem e deixam muitos mecânicos, que não se programaram, com dor de cabeça) e até mesmo materiais de consumo e utensílios.

Lucro sobre o dinheiro investido

Essa é a parte mais agradável, a parte mais interessante de ler e a mais sonhada, principalmente depois de tantos investimentos. Estimando que você investiu mais de 25 mil reais na sua oficina, isso inclui funcionários, ferramentas e tudo que já foi citado anteriormente, provavelmente levará entre 5 a 18 meses para recuperar todo o dinheiro. Calma! Não é tão lento assim, esse exemplo foi dado a uma oficina localizada em um ponto não muito estratégico e sem muitos clientes.

Se você já obteve trocentos clientes e ganhou a confiança de todos eles, provavelmente recuperará todo seu dinheiro antes de 6 meses. E por que pode ser tão rápido assim? Simples, se o seu serviço agradou os primeiros clientes, eles ficarão seguros de recomendar sua oficina a amigos, logo, se os amigos de seus clientes gostarem, recomenderam para seus amigos também, então dará ínicio a uma grandíssima demanda de clientes, que podem durar para toda vida.

Conclusão!

Olhando os parágrafos acima até parece ser fácil criar uma oficina, certo? Pois é, parece um pouco (Pouca coisa mesmo), mas devemos considerar diversos pontos e fatos que podem acontecer durante os primeiros meses da oficina, então, nada melhor que esclarecer tudo isso no site do Sebrae, que não economizou texto para conscientizar e mostrar a todos os mecânicos as dificuldades iniciais. Antes de mostrar o link, vejam abaixo uma imagem de como ficaram os gastos nos primeiros meses da sua oficina.

Clique na imagem para ampliar

Link sobre a abertura de uma oficina mecânica: http://tinyurl.com/3rpw2l3


Recomendamos: