Como acontece o infarto? Quais as chances de eu ser atingido?

Será que seu coração aguenta mais 10 anos?

Como você será daqui a dez anos? Gordo ou magro? Rico ou pobre. Não importa contanto que esteja com saúde. A maior causa de morte no mundo ainda são as doenças cardíacas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgados em junho de 2011.

Sedentarismo e stress podem encurtar sua vida em muitos anos

A insuficiência cardíaca é uma das mais comuns entre elas, ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para levar o oxigênio e os nutrientes essenciais ao organismo. Outro problema bem comum é o infarto do miocárdio, o famoso ataque cardíaco, isso ocorre quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. Ainda existem outros tipos de doenças cardiovasculares: acidentes vasculares cerebrais (AVC), arteriosclerose, angina de peito, sem falar das derivações de cada uma dessas doenças.

Falta de ar, dores de cabeça, vertigens, palpitações são somente alguns sintomas que podem indicar um problema cardíaco. Muitas pessoas podem acreditar que problemas como esse só atingem obesos e idosos, mas não é verdade. Qualquer pessoa esta sujeita a esse tipo de doença, a única coisa que podemos fazer é simplesmente tomar ações preventivas. Sedentarismo, colesterol alto, tabaco e estresse são alguns dos piores inimigos do nosso coração, devemos evitá-los ao máximo.

Levando em conta essa informações você pode calcular o risco de ter um problema cardíaco em 10 anos neste aplicativo . O colesterol total (CT) é soma do LDL-C + (Triglicerídeos dividido por 5 + HDL-C, o bom colesterol). Fique atento nessas especificações:

- Baixo risco cardiaco:  CT  menor que 200mg/dl, HDL-C maior que 40mg/dl em homens ou 50mg/dl em mulheres, LDL-C  menor que 160mg/dl  e triglicerídeos   menor que 150mg/dl .

- Risco intermediário: CT menor que 200mg/dl, HDL-C  maior que 40mg/dl em homens ou 50mg/dl em mulheres , LDL-C  menor que 130mg/dl e  triglicerídeos menor que 150mg/dl.

- Alto risco:  CT menor que 200mg/dl, HDL-C maior que 40mg/dl em homens ou 50mg/dl em mulheres ou diabéticos, LDL-C menor  que 100mg/dl  e triglicerídeos menos que 150mg/dl.

Médicos consideram uma pressão sanguínea sistólica maior do que 130 mm Hg (milímetros de mercúrio) como não saudável e pode alavancar problemas cardíacos. Outro fator a ser considerado é a pressão arterial diastólica, que não deve ultrapassar 100 mm Hg. Uma pressão arterial saudável  tem 130×85. Sempre consulte seu médico para saber seus níveis de colesterol e arterial.


Recomendamos: