Como alimentar um coelho

Saiba como alimentar seu coelho e descubra quais são as restrições na dieta desse animal. Parca cada fase da vida o coelho deve consumir porções diferentes de alimento.

Cães e cachorros são os animais domésticos mais populares do mundo, mas existem outros que também que servem como ótimos bichinhos de estimação, o coelho é um deles. Um animal dócil muito popular com crianças. Devemos ter cuidado em relação a alimentação do coelho, o animal só deve consumir alfafa, feno, aveia e legumes.

O ideal é você ter uma gaiola para o coelho, o tamanho deve ser proporcional ao do animal. Deixe a água em bebedouros que se assemelham a garrafas viradas. Você deve racionar as porções de comidas. Além dos alimentos citados você pode dar frutas ao seu animal, contanto que não sejam ácidas (laranja, limão, mexerica entre outras) ou pode dar ração especial pra coelhos. Se você tiver qualquer dúvida procure um veterinário ou uma pet shop.

Alimentação com a idade

Filhote  - apenas cenoura triturada ou picada para ele, além da ração para coelhos. Pode até dar maçã também, mas de vez em quando. Depois  a três meses introduza uma folha de couve ao dia e aumente a quantidade gradativamente.

Fase de crescimento - corresponde do terceiro mês até o primeiro ano. Dê 1 a 2 maços de couve por dia, lave-as bem para tirar o pesticida, 2 cenouras e meia maça de manhã e outra metade de noite. A couve mantem o animal bem nutrido enquanto a cenoura serve principalmente para desgastar os dentes do animal, pois eles não param de crescer nunca. Se você quiser compre uma madeira especial no pet shop para seu animal roer. Depois dos 8 meses vocês pode acrescentar frutas na dieta do seu coelho, como banana.

Depois de adulto - passado a fase de crescimento você deve diminuir um pouco a quantidade de couve que o animal deve consumir. 5 grandes folhas diárias é mais que suficiente. Não alimente seu animal com pães, doces ou nada salgado, evite também dar alface para o animal, isso pode causar diarreia levando-o a morte.


Recomendamos: