Como aliviar dor de ouvido em bebê?

Infecção no ouvido é normal em crianças pequenas, principalmente durante o inverno.

O que fazer quando seu filho pequeno está doente? Como identificar o problema. Se seu filho ainda for um bebê a melhor solução é sempre ficar atento a ele (a).Uma doença muito comum em crianças pequenas é a Otite, a infecção de ouvido.

Infecção no ouvido é normal, mas deve ser tratada assim que for diagnósticada

Essa infecção é causada por bactérias nas tubas auditivas, que se aproveitam de uma queda de defesa do organismo da criança (como em um resfriado). Quando isso acontece as tubas incham  e qualquer líquido que entrou no ouvido fica preso dando perfeitas condições para bactérias e vírus se proliferarem. Quando esse fato ocorre, começa a se formar pus que pressiona o tímpano, que por sua vez fica inflamado. A febre é resposta do sistema imunológico da criança para combater a infecção. Se você perceber que seu filho esta resfriado por mais de três dias, ver pus escorrendo da orelha ou notar uma inquietação, leve o bebê ao médico para o diagnóstico.

Existem alguns fatores que influenciam na formação de pus e inflamação do ouvido. O uso de chupeta, deixar o bebê mamar em posição horizontal e a exposição à fumaça aumentam a possibilidade de contrair otite.

Antes de medicar seu filho procure um médico especializado. O tratamento para essa infecção é feito através de antibióticos em crianças frágeis. Se ocaso for recorrente o médico pode até fazer a  inserção de um tubo de ventilação no tímpano. Um procedimento simples que ajuda a drenar o fluido que se acumula nas tubas.


Recomendamos: