Como aumentar o fluxo salivar

A falta de saliva dentro da boca, entre outras consequências, deixa a língua seca e rachada, assim como os lábios ficam mais vulneráveis as rachaduras também. Antes de procurar soluções para aumentar o fluxo de saliva dentro da boca, é importante saber porque este fluxo está abaixo do normal. Ou seja, procurar pistas que possam levar a solução mais eficaz da inexistências de saliva na boca, que também contribui para diversos outros problemas.

Com um nível de saliva baixo dentro da boca, há pessoa começará sentir diversos tipos de dificuldades, como por exemplo falar, engolir e até mesmo mastigar. Mas este primeiro problema não é nada se comparado ao mau hálito, que também pode estar relacionado ao baixo nível de saliva na boca. Além disso, quem sofre de fluxo salivar está suscetível a problemas como a cárie dental, erosão dental, feridas bucais e úlceras, assim como doença gengival.

Dicas e Recomendações

Não são todos os casos, mas geralmente quem sofre com os problemas da boca seca e mau hálito possuem a doença Xerostomia, que está relacionado ao fluxo salivar. Pacientes que sofrem desse mau não conseguirão eliminar esse problema completamente e sóziho, será necessário, porém, visitar um médio para fazer uma avaliação em você.  De certa forma existem algumas dicas que podem ser praticadas para aumentar, aos poucos, a quantidade de saliva em sua boca.

Segundo especialistas, beber pelo menos 8 copos de água durante o dia é muito importante, pois além de estar contribuindo para o bem geral do organismo, você está dando ao mesmo a capacidade de aumentar o fluxo de saliva na sua boca, evitando assim mau hálito e língua áspera, seca e lábios rachados. Mascar chicletes também é uma ótima opção para aumentar, instantaneamente, o fluxo salivar. Entretanto, o fluxo de saliva só fica alto enquanto você mastiga o chiclete, pois logo após jogá-lo fora, tudo volta como estava antes. Essas são algumas dicas… Espero que gostem!


Recomendamos: